quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Avaliação dos cursos de pós graduação no Brasil



Esta eu compartilho da Julia Couto.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do MEC, mostrou que 35% dos programas de mestrado e doutorado no país tem qualidade ruim ou regular. Na prática,isso significa que eles obtiveram nota de 1 a 3, numa escala de até 7.
Dos 2718 programas avaliados- abrangendo 4099 cursos- 75, obtiveram nota 1 ou 2, e devem ser descredenciados pela instituição. Outros 870 (32%) tiveram nota 3, desempenho considerado regular, que atende ao padrão mínimo de qualidade da Capes.
Entre 2007 e 2009, o número de cursos de pós graduação stricto sensu cresceu 20,8%.Na região Sudeste o crescimento foi de 15%, COM 2190 OPÇÕES. Para o presidente da Capes, Jorge Guimarães, a qualidade do mestrado e doutorado evoluiu: "o país ganhou respeito no exterior na área da produção científica". Para o professor da faculdade de educação da UnB (Universidade de Brasília), a avaliação constante é positiva. "As notas são úteis para orientar os alunos que desejam fazer pós", diz.

Nos últimos três anos, cerca de 140 mil alunos receberam o título de mestre ou doutor no país.

Os programas oferecidos por USP e Unicamp representam apenas 7,7% do total avaliado. Porém, se o assunto é qualidade, ambas são soberanas. Dos 112 programas que tiraram nota máxima no país, 29% são oferecidos pelas duas universidades.

www.capes.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!