sexta-feira, 12 de março de 2010

Quais são as tarefas da Liderança?



Muitas pessoas, em nossos cursos, não têm muita clareza sobre qual é o real papel da liderança. Quase sempre chegaram ao cargo de líder (seja lá que espaço ocupem na pirâmide organizacional)por que performavam em suas áreas de atuação técnica/ operacional. Assim, excelentes assistentes jurídicos, viraram gerentes; analistas fiscais, coordenadores; técnicos mecânicos, líder de turno; analista financeiro, supervisores...
Este expertise técnico somado a uma excassez ou insuficiência de pessoas capacitadas nos quadros técnicos de suas equipes (já falamos aqui sobre o apagão da mão de obra)- geralmente herdadas de outrem- são os ingredientes perfeitos para formar o "líder hands on"!
O pobre não sabe se usa o chapéu técnico para fazer as coisas do dia a dia (por que a carga de trabalho e de entrega é sempre gigantesca) ou se usa o chapéu de líder e treina, desenvolve, ensina, capacita os membros da equipe. Dirão os seus chefes: "Use os dois. Não é uma ou outra coisa. É uma e outra coisa". Ok, responderão os líderes, mas só tenho uma cabeça!
Brincadeiras à parte, esta encruzilhada é muito angustiante e tem destruídos carreiras e minguado bons potenciais.
Até que ponto faço e até que ponto ensino ou desenvolvo? Por que para ambos há um preço a pagar. Se faço, não desenvolvo as pessoas e cada vez mais assumo coisas e vou criando uma equipe distanciada e descomprometida, por falta de desafios. O tempo que levo fazendo, me tira agenda para alinhar e integrar a equipe, para compartilhar melhores práticas, para propor melhorias ou inovações nos processos de trabalho. Já diz Domenico de Masi, que "o ócio é criativo". Se eu, líder estou sempre fazendo, fazendo, coisinhas ou mesmo coisonas, mas que não agregam valor, não alavancam resultados, não me ajudam a criar um legado; Eu apenas estou trabalhando para manter o status quo.
Se opto por desenvolver, ensinar, ajudar a refletir, dar feedbacks; posso comprometer os prazos de entrega. É bem complexo! e confesso que não sei a resposta. Mas, como consultora que sou, posso ajudá-lo a pensar.

1 - Nenhuma organização contrata ou promove um novo líder para que ele simplesmente mantenha tudo exatamente como está ou como sempre foi. Elas esperam sempre que um líder melhore, inove, agregue valor.
2- Ninguém, ou muito poucos, querem ser um líder continuador. Que simplesmente entrega o que lhe é pedido e pronto. Sempre queremos deixar um legado. Criar algo, melhorar algo.
3- Nenhuma equipe, ou bem poucas, deseja ter um líder que é na verdade um colega de trabalho, do ponto de vista de que simplesmente é líder, mas no dia a dia, faz determinadas tarefas mais específicas que só ele acha que sabe fazer. Equipes querem ser lideradas ( as pesquisas colocam este item como um dos determinantes no julgamento dos colaboradores quando votam nas "Melhores empresas para se trabalhar"); ter uma missão, participar de uma causa; se sentir desafiada, ouvida e participando.

Por tudo isso, qual é a resposta óbvia sobre quais as atribuições de um líder?

A liderança move-se em 4 frentes ou Pilares: Processos e Estruturas; Tecnologia; Pessoas e Ambiência.
Em processos e estruturas estão relacionadas as atividades e tarefas referentes aos recursos e os meios para se entregar o resultado do trabalho: fluxogramas, interfaces, processos, sistemas, recursos financeiros, tecnológicos e outros.
Veja que quando estou em reunião de trabalho com minha equipe para resolvermos um problema, não estou atuando em Pessoas, mas em processos. Nesta hora, as pessoas são um dos "recursos" meios para ajustar o processo de trabalho.
Em Tecnologia estão relacionadas as atividades ligadas ao core business de sua área. Não é informática ou TI. Isto é processo ou Estrutura. Mas, àquelas tecnologias que conseguem dar conta de seus resultados. No meu caso, tecnologias educacionais, manuseios de grupos, conhecimentos de psicologia, etc. São as "tecnologias" de minha área de atuação.
Em Pessoas estamos falando das atividades relacionadas a captar, desenvolver, motivar, reter pessoas. São reuniões de análise de oportunidades de melhorias, reflexão sobre desempenho e competências a serem instaladas na equipe; conhecer e comprometer os colaboradores; dar senso de grupo; despertar vínculo para a missão da empresa e da área; dar e receber feedbacks...
E, por fim, mas não menos importante, a Ambiência. Aqui estão as atividades que gerarão visibilidade de sua equipe para a organização. É o "vender" seu time. Apresentar seus diferenciais; criar e estreitar parcerias internas; fazer benchmark para busca de idéias e melhores práticas; propiciar reflexões sobre novas formas de fazer as coisas. Arejar.

Eu te pergunto e me responda com sinceridade: dentro dos 100% de seu tempo de trabalho na liderança hoje, como você distribuiria percentualmente suas atividades em um dia típico em cada um dos pilares?

Pois é, se você disse que cerca de 80 a 97% de seu tempo está entre processos e tecnologia, bem vindo ao mundo dos mortais! É isso mesmo, até 97% de seu tempo está em "fazer coisas" para ajeitar e dar conta do que já existe.

Quais frentes serão decisivas para você inovar, agregar valor, sair do círculo vicioso e ir para o círculo virtuoso? Pessoas e Ambiência, claro.

Como fazer isso neste dia a dia enlouquecido que criamos para nós? Mudando.
Mudando paradigmas, vícios, hábitos... Fazendo coisas diferentes para obter respostas diferentes.
Uma melhor gestão de seu tempo, trabalhando com coisas importantes e delegando as urgentes; planejamento; agenda mensal... Existem "n" formas, mas estas são apenas "como". O mais importante é você pensar no "porque" e no " o que". Descobrindo e se convencendo disso, seus "comos" virão.

Grande beijo e bom finde.

Um comentário:

  1. Lu, execelente seu artigo...mas é isso mesmo. As pessoas têm medo de deixar de fazer para criar...o problema também é que os lideres acima dos lideres não estão preparados para aceitar esta quebra de paradigma. Sem dúvida que Pessoas e Ambiência trazem um resultado de longo prazo, enquanto Ti e Processos, são perceptíveis e eficazes, na maioria das vezes, no curto prazo!

    Bjs

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