quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

ensaio sobre o deboche


Pipou, quem de nós já não usou desta arma fatal? Quem de nós nunca sofreu uma bela debochada e, furioso, ficou com aquela cara de "pois é" sem saber como revidar?

Pois é, o deboche é uma maldade disfarçada. Um ataque. Um modo de zombar ou espizinhar ambíguo que deixa o "debochado" (aquele que sofreu o deboche) totalmente confuso, com uma raiva brutal e sem saber como reagir, pois o ataque é feito em tom de piada, de brincadeira inocente.

O deboche é tão cruel que deixa o "debochado" sem saída: se ele reage com veemência pode ser taxado de "sem espírito esportivo", ou de "destemperado", afinal, o "debochador" (aquele que debocha) estava apenas "brincando". E o pobre fica ali fermentando sua raiva a espera de uma oportunidade para o revide.

O debochador, geralmente é cruel, e apresenta um comportamento passivo-agressivo. Usa-se da ambiguidade para mandar seu recado. E mais, geralmente o faz com platéia, já que o deboche entre dois não tem efeito ou graça.

Nas organizações, então, há um campo fértil para a ampla e generosa disseminação dos deboches. Tudo, quase sempre, muito cordial. Para isso os RH´s já estão se precavendo, através de códigos de conduta e orientação às lideranças e chefias, pois o deboche é um dos grandes motivos para os processos de assédio moral. Sobretudo se vier por parte de "debochadores" de nível hierárquico acima dos "debochados".

Há até uma orientação geral para não se fazer qualquer brincadeira, por mais inocente que seja, em relação a uma pessoa em específico. Pois, a linha que separa o deboche da piada é muito tênue. O mais seguro é não se fazer a piada ou, quando ela for irresistível, usá-la sempre na forma genérica (será que deixa de ser deboche?).

Bem, mas também é necessário que eu divulgue a "solução". E aí, como agir sem parecer tolo ou passar por grosseiro?

Os especialistas (não em zombaria, mas em assédio moral) dizem que a melhor e mais eficaz arma é tornar o deboche claro, explícito, escancarado para todos.

Como? o "debochado" deve dizer ao "debochador" como se sente com a atitude dele, com a falta de clareza. Pedir maiores esclarecimentos sobre sua real intenção ao fazer o comentário, pois o mesmo dá margens à dúvidas e você ("debochado") não está entendendo se se trata de uma brincadeira ou se há alguma outra intenção por traz do comentário - Arrasante esta ação não?

Em geral, o "debochador", não quer mesmo um confronto (a graça está na ambiguidade) e acaba por dizer tratar-se de uma brincadeira. Saída honrosa para o "debochado", pois é a oportunidade de dizer, frente aos demais, que não gosta deste tipo de brincadeira e de pedir ao "debochador" que fale mais diretamente quando tiver algo a comentar.

Acabou! Desmontou totalmente a estratégia - bem verdade que nem sempre consciente por parte do "debochador".

Para concluir, é preciso esclarecer que esta atitude do "debochado" não é fácil de ser feita, sobretudo no ambiente de trabalho e/ou se o "debochador" é alguém mais importante ou hierarquicamente superior. É preciso forte dose de coragem, auto estima e segurança. Que, nem todos tem.

Mas, afora esta, não há outra saída. Pois o "debochador" não pára ou se intimida diante de cara feia ou de desprezo. Ao contrário, quanto mais o "debochado" se recolhe, mais o "debochador" ataca, já que o seu grande prazer não é maltratar A ou B, mas o prazer que obtém da ação de debochar.

Um comentário:

  1. Obrigado Lucimar Delaroli.
    Bom escrevi a palavra deboche no google e logo o Ensaio sobre o deboche me apareceu. É claro que estava procurando por algum motivo resolver o problema que estou sofrendo no local de trabalho sua matéria me ajudou bastante vou tentar aplicá-la no meu problema da melhor forma que puder.
    Muito obrigado pelo seu texto me judou muito.
    Jorge Antonio imail:tjjavs@hotmail.com

    ResponderExcluir

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!