quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Gestão do Conhecimento

O material abaixo é bem interessante. Diz assim:
" Como administrar o conhecimento nas organizações. Na definição clássica, a gestão do conhecimento consistiria em combinar pessoas, processos e tecnologias, com a finalidade de compartilhar informação para adquirir vantagem competitiva.
Na visão mais atual, as organizações são redes de relações e a gestão do conhecimento consistiria em transferir conhecimento de que o tem a quem o necessita.
Alguns autores propõem duas possíveis estratégias: numa é fundamental armazenar o conhecimento em base de dados, de modo a poder disponibilizá-los para quem precise com agilidade e facilidade. De outro lado, visa construir formas eficientes de comunicação entre as pessoas. Parte-se da idéia de que o conhecimento a ser compartilhado é tácito, quer dizer, que só o contato entre as pessoas pode garantir o compartilhamento deste conhecimento.
Tudo isso leva a crer que o conhecimento não se constrói sozinho, mas a partir da troca de idéias, de vivências e experiências entre membros de uma mesma comunidade.

Bacana isso não?

Mas, um dos desafios que vejo e quero compartilhar suas opiniões é:
1) Como vocês veem as ações de algumas organizações que buscam controlar o uso das comunicações virtuais entre seus colaboradores em função do mau uso, tanto em termos de conteúdos inadequados, quanto em improdutividade por estarem tratando de assuntos pessoais? Conheço várias que bloquearam acesso a internet, MSN, Skype, entre outros. E até mesmo o uso do correio eletrônico com limite de tamanho das mensagens?
Se por um lado estes recursos geram agilidade e produtividade, além do enriquecimento com a troca de conhecimentos tácitos; por outro há este aspecto do uso inadequado destas ferramentas por parte de trabalhadores. E aí? Como você vê isso? Como é lá no seu trabalho?

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