quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Exclusão Digital uma reflexão


A exclusão digital é um conceito dos campos teóricos da comunicação, sociologia, tecnologia da informação, História e outras humanidades, que diz respeito às extensas camadas das sociedades que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da expansão das redes digitais. Contraste-se este conceito, por oposição, com a inclusão digital.

A exclusão digital é atualmente um tema de debates entre governos, organizações multilaterais (ONU, OMC), e o terceiro setor (ONGs, entidades assistencialistas). Políticas de inclusão digital incluem a criação de pontos de acesso à internet em comunidades carentes (favelas, cortiços, ocupações, assentamentos) e capacitação (treinamento) de usuários de ferramentas digitais (computadores, DVDs, vídeo digital, som digital, telefonia móvel).

As comunidades carentes, os mais pobres e pessoas com uma posição econômica desprivilegiada são excluídas digitalmente, pois não tem acesso à tecnologia.

A relação entre exclusão digital e pobreza é uma realidade mundial. De acordo com o Mapa da Exclusão Digital, que analisou os dados do Censo 2000, o nível de escolaridade é ponto de importância não só na geração de renda, mas também no nível de inclusão digital dos estados brasileiros: os cinco mais incluídos são o Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, e os cinco mais excluídos são o Maranhão, Piauí, Tocantins, Acre e Alagoas.

A melhora da Inclusão Digital está ocorrendo vagarosamente, uma pesquisa de 2005 do IBGE que 79% dos brasileiros nunca acessaram a Internet. Apenas 21% (32,1 milhões) entrou pelo menos uma vez na Internet. Do público que entra na Internet a grande maioria acessa via conexão discada, a banda larga ainda está pouco difundida.

A Exclusão digital atinge as partes mais pobres do país, onde ainda não chegaram computadores, internet, celular etc. As pessoas que nunca viram ou usaram um computador é denominada Sem-Tela no popular. Muitas escolas já aderiram a laboratórios de informática, porém ainda há escolas nas regiões mais pobres que ainda não tem esse tipo de recurso.

Até aqui, os dados são da wikipédia. Daqui pra frente são minhas as ponderações.
Como podemos falar de Geração Y no Brasil, se nossos jovens, em uma grande massa, são excluídos digitais? Como pode com este enorme contingente de Sem Telas, termos algumas inscrições para concursos públicos e exames vestibulares, entre outros, apenas pela internet? Algumas empresas começam a fazer suas promoções, concursos e sorteios todos com inscrições virtuais (Postos BR, Torradas Balducco, entre outras)nos sites, idem para obter informações de uso e reclamações e sugestões...
Quais de nossos candidatos à Presidência, ao Governo, ao Senado, à Câmara dos Deputados, estão debatendo, trazendo ideias ou sugestões para minimizar este abismo?
Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!