terça-feira, 10 de agosto de 2010

Deixa a vida te levar


Esta estou compartilhando da Revista Vital, da Unilever. A matéria é de Rafael Tonon.
(...) "Muitas vezes, acabamos dizendo "não" a oportunidades que nos aparecem pelo caminho, por não estarem dentro do planejado. Pode ser uma viagem inesperada, um convite de um amigo para ir a uma festa ou uma nova proposta de emprego.
Algumas vezes até dizemos "não" querendo dizer "sim". Isso porque o "não" parece muito mais garantido na maioria das situações. Afinal, sair da zona de conforto para aceitar algo sem saber se será legal tende a ser arriscado. Na incerteza, melhor optar pela negativa, não é? Não! Ou, pelo menos, nem sempre. (...) Estar mais aberto a possibilidades pode ser surpreendente. E no sentido, claro. A verdade é que hoje vivemos muito preocupados em planejar a nossa vida. Na ânsia de aproveitar as horas disponíveis, queremos programar tudo para ter 100% de certeza de satisfação - e, assim, deixamos de viver momentos inesperados que poderiam nos proporcionar boas surpresas. Ou seja: deixamos de agir de forma espontânea.

O QUE É SER ESPONTÂNEO? A palavra espontaneidade vem do latim sponte, que quer dizer "de livre vontade". Significa, portanto, seguir seus próprios desejos, respeitar a sua natureza, agir conforme os instintos, se arriscar. Não tem nada a ver com quebrar regras, fazer loucuras e infringir leis. "É importante não confundir espontaneidade com displicência", alerta a psicóloga Marisa de Abreu, que há 20 anos trabalha com terapia cognitiva comportamental. "Ser espontâneo significa ser coerente consigo mesmo, com seus valores. É um compromisso interior com aquilo que se quer fazer, é fugir de paradigmas pré-estabelecidos sem se preocupar com o que os outros vão pensar", diz.
Agir com espontaneidade é se abrir para as coisas e momentos não previstos. E isso vale não apenas para decisões grandes, mas para situações simples do dia a dia, como aceitar um convite não programado, abrir mão (nem que seja por uma vez) de um costume arraigado na rotina, viajar sem definir exatamente o roteiro. Nos dias de hoje, em que tarefas parecem simplesmente se multiplicar nas nossas agendas, estamos sendo menos espontâneos ao planejar demais para dar conta de tudo.

PLANEJAR, SIM...
Claro que fazer planos é importante. Afinal, sem um projeto definido tendemos a viver perdidos, sem rumo. "Planejar nos ajuda a criar um sentido ou uma direção aos nossos propósitos", explica Marisa. Segundo o professor de psicologia Daniel Gilbert, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o planejamento é um comportamento bastante normal aos seres humanos; imprescindível, até. Para ele, essa nossa capacidade de tentar ver que teremos pela frente ajudou o ser humano a se desenvolver e a sobreviver aos séculos de evolução. "Como tendemos a buscar, o tempo todo, prever os acontecimentos da nossa vida, conseguimos cogitar situações negativas e, portanto, evitá-las", escreve ele no livro O que nos faz felizes.
Uma pesquisa realizada por AdeS comprova o que diz o professor Gilbert. No Brasil, foram ouvidas quase 200 pessoas entre 30 e 45 anos. Dessas, 96% acham importante planejar. Para elas, é uma forma de evitar gastos e esforços desnecessários e, principalmente, perda de tempo(...)

...MAS SEM EXAGERO
O problema está em pensar milimetricamente cada passo dado em nossas vidas e somente andar para frente se assim for. (...) Precisamos aprender que nem tudo pode ser determinado de forma tão rigorosa. "O planejamento precisa ser dinâmico e flexível. Não podemos ser escravos dele, sem possibilidade de mudar", afirma o consultor Emerson Ciociorowski. (...)
Até porque nem sempre elas (as mudanças) são negativas. Muito pelo contrário. Às vezes, a espontaneidade pode ser responsável por momentos de grande prazer.
(...) A pesquisa encomendada por AdeS indicou que se algo inesperado acontece, e dá certo, a nossa satisfação é muito maior do que quando o que planejamos ocorre como o esperado. É como ganhar um presente surpresa!
A espontaneidade ajuda também a lidar com a decepção quando algo programado não ocorrer da maneira prevista. Quando temos a expectativa de que o que planejamos acontecerá, é difícil sermos realmente surpreendidos- afinal, já estava no nosso plano que aquilo seria bom. (...) Afrouxe o botão do controle e permita-se sentir mais: seja espontâneo!

E você, é espontâneo? Acesse www.portalvital.com/espontaneo.

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!