quinta-feira, 8 de julho de 2010

Adeus África do Sul, adeus Copa do Mundo 2010.


Esta eu compartilho do LinkedIn....


A importância do planejamento, do equilíbrio e do preparo psicológico nas organizações.


Hoje, dia 2 de julho de 2010, passamos por um momento de grande dor. Quando nós pentacampeões brasileiros fomos eliminados da copa do mundo de futebol.
Mas como sempre, a dor nos traz aprendizado real e verdadeiro.
Refletindo a respeito deste aprendizado resolvi compartilhar minhas reflexões.
De um lado 191,5 milhões (segundo o IBGE) de “dependentes” fazendo a sua parte, ou seja, torcendo, torcendo muiiito. E de outro lado nossa seleção jogando, jogando... Digamos, com muita motivação.
Sinceramente não entendo de futebol, mas entendo de pessoas e organizações. O que vimos em campo, ou seja, uma organização motivada, mas sem nenhum planejamento, em total desequilíbrio. Em desarmonia, com extrema falta de entrosamento, angústia e desespero. Algum tempo depois, 100 milhões de “dependentes”, eliminados da Copa, desmotivados, choramingando, cabisbaixos e desempregados.
Ops! Quero dizer empregados, pois a vida urbana e corporativa volta ao normal.
O duro aprendizado que fica, transportado para o dia-a-dia corporativo é o seguinte:
Muitas organizações estão passando pelo mesmo problema. Elas estão jogando no mercado sem nenhum planejamento e em total desequilíbrio. Jogam com um time motivado, mas desentrosado e fora de sintonia. Não visualizam a importância do bom ambiente, da preparação estratégica, da boa comunicação empresarial e do suporte psicológico para seu time, criando pessoas sustentáveis que sustentarão a organização e cumprirão metas.
Utilizam gritos e pontapés; esbravejam, vociferam e vão em frente até se depararem com a dura realidade. São eliminados do mercado. Quebram, sucumbem e imediatamente procuram alguém ou alguma coisa para colocar a culpa. Nunca são eles os culpados, é claro.
E os seguidores agora realmente desempregados, continuam agitando a bandeira como se nada tivesse acontecido.
Então para refletir, ficam duas sementinhas.
A primeira vem de nosso amigo, Stephen Covey, escritor dos 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. Ele fala da importância de termos em mãos um mapa certo para nos orientar e chegar ao sucesso. Pois se tivermos nelas o mapa errado, quanto mais motivação tivermos, quanto mais tempo dedicarmos, quanto mais esforço, força de vontade e investimento fizermos , mais rápido chegaremos ao lugar errado.
E a segunda, diz respeito de nossa própria atitude que é participar, suportar e torcer cegamente por uma organização que insiste em ter em mãos o mapa errado. Uma organização desorganizada, desequilibrada e totalmente fora de controle? Vale a pena?
Háh!
Atenção organizações, vamos refletir se estamos equilibrados, preparados psicologicamente e se estamos utilizando o mapa certo para conseguirmos sediar a COPA de 2014.
Conseguiremos? Ou ficaremos só agitando as bandeiras?


Átila Quaggio Coneglian (da dupla Átila e Rosi)
www.atilaerosi.com.br

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