quarta-feira, 2 de junho de 2010

Novo livro sobre Espiritualidade no mundo corporativo

Alegria corporativa
1/6/2010

Qual a ligação entre um frade católico, canonizado em 1226 e o mundo corporativo atual? Essa é a resposta que o livro "A perfeita alegria" de Robson Santarém traz.

Francisco de Assis foi uma forte liderança, além de ter provocado uma grande transformação na sociedade e na estrutura eclesiástica da época. A publicação traz exemplos de organizações que investem nos valores essenciais e buscam a alegria no ambiente de trabalho, levando mais qualidade de vida e de trabalho aos seus colaboradores.

O autor conta que começou a analisar aspectos importantes da liderança baseado na visão do psiquiatra Carl Jung. "Vi em Francisco de Assis a pessoa que viveu plenamente a sua humanidade se tornou um grande líder e até hoje continua inspirando milhões de pessoas pelo mundo. Ao estudar a sua vida percebi que ele tem muito a nos ensinar com o seu estilo de liderança e foi o que procurei traduzir neste livro. Tendo vivido em um período turbulento da história ele não só conseguiu superar e provocar uma grande revolução na instituição eclesiástica como na sociedade de Assis e contagiou milhares de pessoas na sua época, criando um modelo altamente participativo, transparente, com regras claras entre outros aspectos e tendo a alegria como a tônica de suas vidas", explica Santarém.


O sócio-fundador da consultoria Anima, acredita que a melhor forma de reter talentos é perpetuando um bom clima organizacional. "Para isso, precisa criar uma cultura que proporcione realização e desenvolvimento humano/profissional. Os estudos indicam que as melhores empresas para se trabalhar são também as mais produtivas, rentaveis, lucrativas. Quando tratamos de alegria no ambiente de trabalho referimo-nos a um ambiente favorável a plena realização humana em todas as suas dimensões, visto que a empresa é espaço onde se vive, portanto, precisa-se viver bem. As lideranças são responsáveis por isso também", finaliza Robson Santarém.

Veja mais em Espiritualidade no mundo corporativo

(Fonte: Jornal da Catho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!