quinta-feira, 1 de abril de 2010

Páscoa, tempo de renovação


Meus dears, lá vem a Páscoa e com ela o feriadão. Não vou bem descansar - já sabem que sou workaholic- vou desenvolver umas coisinhas, mas me recolherei com a família. Than, deixo meus votos e carinho de Páscoa, independente da religião ou das crenças.

Beijos e fui!!!!

O significado da Páscoa...

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição.

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

Muita Luz, renovação, renascimento para os mais religiosos. Muitos ovinhos de chocolate e troca de presenstes para quem é de festa. Muito descanso para quem é de preguiça. Mas, muito tudo de bom pra quem de todas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!