domingo, 18 de abril de 2010

a aparência é importante ?



Tenho uma amiga super competente em sua área de atuação, atualizada, de excelente relacionamento, mas gorda! Sempre era indicada para assumir a interinidade de áreas e de projetos, mas nunca definitivamente. Um dia, um gerente dela, disse com todas as letras: "Você é preterida por causa de seu peso",

Há um outro colega muito sério, excelente formação, respeitado em sua área de atuação. Mas, pardo, míope e com vitiligo. Não é escalado para nenhum painel, simpósio ou congresso como representante da empresa. Sempre justificam-lhe algo sem o menor sentido. Amigos lhe confidenciam que já ouviram comentários que a empresa não deseja que ele a represente, pois é "feio".

Esta semana, vi no administradores.com.br uma matéria sobre a discriminação dos gordos no mercado de trabalho.

Mas, qual é a diferença entre ser "feio" e ter má aparência? Quem de nós gosta de se relacionar com pessoas com apresentação pessoal desleixada, com ar de sujo ou com "cara de 171"? É disso que estamos falando. Pelo menos deveria ser disso. Não é o peso, ou a etnia, a altura, ser bonito ou feio... é ter cuidado, asseio, estar adequadamente apresentado para o contexto social em que atua, concordam?
É claro, que há muita discriminação por aí. Mas também tem muita gente sem noção, né não? Posso estar sendo exagerada, mas por que as pessoas conseguem comprar um celular, mas não conseguem ter sua dentição cuidada? Quanta gente com problemas odontológicos neste país, meu Deus! E dentes são fator chave para uma vaga no mercado de trabalho, concordam?

Bem , nesta semana tive duas experiências chocantes!
Primeiro, fui transferir meu título de eleitor - já são 4 anos de Sampa, né? - gente de Deus, parecia que eu havia entrado no inferno de Dante! Que lugar é este, meu Pai?
Os funcionários daquela unidade do cartório eleitoral não trabalhariam nem no mercadinho de bairro mais afastado do município mais pobre. Descabelados, suados, com roupas desbotadas... Uma ou outra moça mais cuidada. A maioria deleixada!. Parece que fazem questão de mostrar o mau humor e a má vontade em nos atender. Uma estava com uma camiseta da Seleção do Brasil desbotadíssima- deve ter sido do Pelé ou do Rivelino. Junto com uma calça de moleton que tinha o fundo quase nos joelhos (super na moda). O cabelo era preto da metade das orelhas para baixo, pois a metade de cima era branca.
Some-se a este mau cuidado, desleixo na apresentação, um mau atendimento e um ambiente desorganizado: papéis para todo lado, computadores do tempo do mainframe, telefones cinzas de gancho, gente gritando uma para o outro... penso: para onde vão meus impostos? Isso em São Paulo capital. O que não será nos grotões do país?

Ontem fui a um feirão de carros zero da VW, ainda com redução de IPI. Lá uma vendedora muito atenciosa - não era nenhum padrão de beleza,e nem precisava. Adequadamente vestida, penteada, sem maquiagem alguma. Não era nenhuma gatinha. Um pouco gordinha, mas educadíssima e com aquele sorrisão de quem está feliz por te receber (mesmo que seja mentira!). Simulou um financiamento para mim. Depois, chamou uma pessoa para avaliar meu carro. Gentem, que pessoa é essa? Já viram o esteriótipo do mafioso italiano? Pois era ele. Alto, magro, cabelos grisalhos. Os dentes, meu pai! Os modos, Jesus! O andar, socorro! Me chamava de madame e perguntou qual era a minha graça- e eu rsrsrsrsrs. Olhou meu carro, mexeu pra lá, mexeu pra cá. Fez uma excelente oferta. Vamos evoluir - disse-lhe. Aí sentamos para o negócio. Ele me explicou tudo como faria e tal. Eu estava desconfiadíssima. Não conseguia confiar naquele sujeito. Cheio de gírias, malemolencias, com aquela cara e uma educação forçadíssima. Bem, não é sobre a compra ou não de carro que estamos falando né?

O fato é que, num país com muitas desigualdades, muita exclusão digital, mercado cada vez mais exigente, qualidade de ensino péssima, entre outras, temos muita falta de oportunidade. Um desemprego absurdo! Aí, soma-se a falta de educação e traquejos básicos (vemos isso até entre altos executivos) e um descuido total, por parte de alguns, com a apresentação pessoal, fica bem complicado!

E o descuido é para mais também. Tem gente que se veste para o trabalho como se fosse a um baile de gala: perfumes, saltos, maquiagem... uma peruagem só!

E você, o que acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!