domingo, 1 de maio de 2011

O mérito da responsabilidade


No editorial da Revista Melhor Gestão de Pessoas de abril último, a presidente da ABRH Nacional, Leyla Nascimento fala sobre o mérito da responsabilidade. Veja o resumo:

"Um estudo feito pela PricewaterhouseCoopers sobre meritocracia destaca alguns dos benefícios desse sistema. Entre outros pontos, o levantamento mostra que uma gestão de desempenho bem feita, um dos itens críticos desse processo, auxilia os colaboradores a terem uma clara noção sobre as reais expectativas para seu trabalho - o que contribui para a melhora do padrão de desempenho das pessoas e das equipes e para a identificação das necessidades de treinamento e reciclagem de profissionais. Outro aspecto positivo refere-se à melhora dos resultados da empresa: saber para onde se deve ir, com as ferramentas certas e clara noção do que se espera de cada um, tende a culminar em metas e objetivos atendidos. Em mercados tão próximos e tão competitivos, vislumbrar a possibilidade de obter esses benefícios faz com que muitas empresas pensem em implantar um sistema meritocrático. Mas é preciso prestar muita atenção a essa vontade para não cair em armadilhas. Uma das questões que toda organização deve responder, antes de muito falar no assunto, é se possui, de fato, maturidade organizacional suficiente capaz de sustentar uma cultura dessa natureza. Em outras palavras, se a companhia pode ser meritocrática.
Se os principais gestores de uma empresa embarcarem no discurso tão somente e adotarem tal sistema apenas por modismo, correm o sério risco de ver muita energia gasta por nada. Ou pior: muito esforço azedando o clima da companhia por meio de suspeitas sobre favoritismos em critérios de avaliação e recompensa. Daí, para atingir baixos resultados a distância é bem pequena. Para evitar esses males, é preciso, entre outros pontos, ter uma clara e bem conduzida estipulação de metas, bem como uma comunicação transparente e um clima de confiança bem construido. Isso pressupõe, como pode perceber o leitor bem atento, uma liderança bem preparada. Somente por meio de líderes dessas natureza é que será possível fomentar a prática de valores e da cultura de alta performance, característica de um sistema meritocrático, no dia a dia. São esses profissionais que, pelo exemplo, tornam viva a missão de uma companhia. Se na meritocracia todos têm oportunidades de ter seu valor reconhecido e recompensado, no caso dos líderes, o mérito deve seguir as regras. Mas a responsabilidade é bem maior.

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