domingo, 1 de maio de 2011

Jovens ainda têm dificuldade para entrar no mercado de trabalho



19/4/2011

A população jovem do Brasil, que compreende os habitantes entre 15 a 29 anos, soma hoje 51 milhões de pessoas. Este é o maior percentual desta faixa etária em toda a história do país, segundo o Instituto de Economia Aplicada, o IPEA. De acordo com uma pesquisa realizada pelo mesmo Instituto, os jovens têm encontrado dificuldades na procura de emprego, sendo que os principais motivos são baixos salários oferecidos e a pouca qualificação que estas oportunidades de emprego agregam ao currículo.



O estudo revela que o desemprego também atinge os jovens, sobretudo as mulheres entre 18 e 24 anos, no qual o índice é de 31,7%. Enquanto que para os jovens do sexo masculino, a porcentagem é de 13,7%. O mercado de trabalho para esta faixa etária é caracterizado pela alta rotatividade, pois os jovens procuram, em sua maioria, posições no mercado que lhe tragam experiência profissional e formas inovadoras de conseguir renda.



Neste cenário, o trabalho temporário aparece como oportunidade, principalmente para o jovem que busca o primeiro emprego. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e Trabalho Temporário (Asserttem), 25% de um total de 15 mil empregados temporários no estado de São Paulo em 2010 eram jovens em busca do primeiro salário.



“Fator determinante para quem está à procura do primeiro emprego e não tem experiência na área desejada é o talento. Só ele vai diferenciar um candidato do outro e este vai se agregar ao diploma e as qualificações profissionais do candidato”, exemplifica Sylvio José Ferreira Lyra, docente do curso de Economia do Complexo Educacional FMU.



Segundo Lyra, a busca pela inserção no mercado de trabalho, as realizações profissionais e altos salários saltam aos olhos, mas a autoafirmação também é importante para quem está começando a carreira. “O importante na hora da entrevista é o jovem demonstrar que está apto para a posição desejada, mostrar seu talento ao entrevistador, além de apresentar diplomas de curso de idiomas, se os tiver. A experiência é um fator que se adquire com o tempo e iniciantes ainda não a tem”, completa o professor.


Fonte: Complexo Educacional FMU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!