segunda-feira, 23 de maio de 2011

Metacomptência


Esta semana passada fui a mais uma palestra do prof Eugenio Mussak. Admiro bastante suas ideias. Foi baseada em seu livro, que está sendo revisado, Metacompetências.

Muito reflexivas suas ideias. Compartilho algumas.

VOCAÇÃO vem do latim VOCARE, que significa "receber ou ser chamado, tocado". E ele afirma que alguns sinais de nossa vocação se dão quando: Aprendemos algo com muita facilidade; quando desempenhamos bem, temos desenvoltura na atividade e, sobretudo, quando somos felizes, nos realizamos e preenchemos ao fazer este algo que nos chama. Bacana,né? Quantos de nós podemos realmente trabalhar ou nos dedicar a nossa vocação?
Mussak diz ainda que as estatísticas ( e ele cita o estudo)comprovaram que as chaces de termos sucesso é diretamente proporcional a fazermos o que gostamos, ou seja, não adianta escolhermos um campo de atuação por que está na moda ou aquecido, pensando que teremos mais chance de termos sucesso. 100% das pessoas bem sucedidas atuam em áreas nas coisas tem vocação, paixão.
Ele caminha ilustrando o estudo da Unesco, nos anos 90, que criou as competências para a educação do século XXI.
1ª CONHECIMENTO - é a base da competência, mas não é sinônimo. Não basta SABER, é preciso FAZER(2ª) - criar coisas úteis, inovar, agregar valor. É importante também ter as ATITUDE para aplica este saber. Mas, também é preciso CONVIVER (3ª) - por que no mundo global da informação, não fazemos mais quase nada sozinhos. Então é necessário se relacionar, ter respeito, saber influenciar, liderar. Segue na 4ª competência: SER - como você quer ser visto, quais são seus valores (respeito, integridade, amor, moral, compaixão..) Ir além do ter, preocupar-se com SER. E finalmente, a capacidade de TRANFORMAR, deixar melhor do que encontrou.
A Metacompetência é o encontro das competências Técnicas, Práticas, Éticas e Estéticas.

É isso, que cada um de nós possa ser sempre Metacompatentes.

www.LDelaroli.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!