quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Sucesso e Realização


O conceito de sucesso e, consequentemente, o de fracasso são passíveis de muitas interpretações. O que é sucesso para um sujeito pode não ser para outras pessoas. O conceito de sucesso depende do objetivo de cada um. Para alguns, sucesso é representado por bens materiais; para outros, por desenvolvimento espiritual ou realização de feitos memoráveis. Também se entende por sucesso um evento, situação ou produto que agrada ou atende às necessidades e aos desejos de muitas pessoas.
Nos dizeres de Araújo (1999, p.81), "sucesso acontece quando algo que desejamos se torna realidade". Portanto, está relacionado à intencionalidade e determinação.
O sucesso pode ocorrer de forma previsível, como quando um analista é promovido após um período de bom desempenho. Mas também pode advir de um esforço pessoal adicional, como uma equipe esportiva que, diante da derrota iminente, reúne todas as suas forças e exibe um desempenho extraordinário, atingindo finalmente o seu objetivo.
Enquanto que alguns sucessos são previsíveis, materializa-se a concretização do que o sujeito deseja ardentemente. (Milaré, 2003).
O sucesso também varia no tempo e no espaço. O que ontem era sucesso para uma empresa, como o estilo de gestão ou sistema de distribuição, hoje pode ser uma ameaça se a empresa não souber mudar a tempo. Conforme define Araújo, uma das maiores dificuldades relacionadas a sucesso ou fracasso é o apego. O apego às velhas fórmulas do sucesso é o pior inimigo da excelência no campo da realização, pois ele cega as pessoas. (Araújo, 1999).
(...) Por isso, é importante observar qual é o conceito de sucesso do cliente e como ele evolui ao longo de sua trajetória.

TRÊS INDICADORES DE SUCESSO:
Existem três fatores importantes ao analisar se um desempenho individual pode ou não ser considerado um sucesso, que são EFICÁCIA, EFICIÊNCIA E EFETIVIDADE. Araújo (1999) assim as explica:

EFICÁCIA: é o atingimento do resultado em si. Um vendedor diz que vai conquistar dois novos clientes e, de fato, termina a visita a esses clientes com novos pedidos.


EFICIÊNCIA: é o processo que ele usou para isso, como ele conseguiu os pedidos. Se ele forçou a venda, pode ter criado problemas de relacionamento mais difíceis de resolver do que a própria venda dos produtos.

E por último, a EFETIVIDADE, isto é, o que ficou para as partes envolvidas. Se o vendedor se aproveitou de uma situação de necessidade dos clientes, isso poderá ter sérias implicações para a imagem da empresa no mercado.

Fonte: Curso de Coaching, Portal Educação.

Creio que estas são boas dicas para se medir a inversão dos valores que hoje, levam as pessoas a desejarem o sucesso a qualquer preço. Sucesso prescindi de efetividade e este item, em geral, é descartado da equação. Vemos muitas pessoas se submetendo a situações das mais esdrúxulas em busca de seus 15 minutos de fama. E o que fica depois? o que deixou de legado, o que agregou à sua imagem, à sua carreira? Vamos refletir sobre isso.
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