domingo, 26 de junho de 2011

Vida de freela


Ainda na Revista Você SA edição especial para mulheres, tem esta matéria , muito interessante, para mulheres, que como eu, são "freela" e trabalham em casa.
Veja alguns trechos da reportagem de Claudia Miranda

... "Engana-se quem encara essa decisão (de trabalhar por conta própria e em casa) de forma ingênua, acreditando que a profissional freelancer só faz o que quer, na hora em que tem vontade.(...) para conseguir acompanhar o dia a dia dos filhos e o trabalho, muitas vezes é preciso trabalhar durante a madrugada e também nos fins de semana".
"Nem todo mundo consegue se adaptar a esse formato de trabalho. Freelancers precisam ser extremamente organizados e objetivos, diz Christian Barbosa, diretor da Triad Consulting, especializada em produtividade. Também é preciso ser boa de finanças, para gerenciar os rendimentos, que variam mês a mês.

MANUAL DA FRILA

1) CRIE UMA CARTEIRA DE CLIENTES INICIAL que permita você empatar seus custos operacionais (telefone, transporte, material de escritório, etc).

2) APARÊNCIA CONTA. Abra uma firma e faça um site. Os clientes passarão a valorizá-la ainda mais.

3) IDENTIFIQUE O PERÍODO DO DIA em que você é mais produtiva e reserve para as tarefas essenciais.

4) DEFINA INDICADORES e metas realistas e acompanhe-os todos os dia para se certificar de que estão sendo cumpridos e que você está produzindo.

5) DESCUBRA O QUE É NECESSÁRIO para sinalizar a todas as esferas da sua mente que você está em "modo de trabalho". Para algumas pessoas basta vestir-se com a roupa que usariam para sair de casa e ir ao escritório.
(fonte: www.carreirasolo.org)

Têm também a entrevista com o consultor financeiro, Gustavo Cerbasi:

Como o freelancer, cujo ganho mensal varia muito, pode organizar sua vida financeira?

Se a mulher tem renda 100% variável, ela vai precisar fazer um balanço dos meses bons ruins e assumir realmente um padrão de vida compatível com o piso mínimo e certo que ela sabe que vai ganhar mensalmente. Se receber um extra, ele poderá assumir outros compromissos, desde que pagur tudo à vista. Além disso, deve poupar 5% por mês e colocar sempre num fundo de reserva.

E no caso da freelancer casada com alguém que tem salário fixo?


O dinheiro dos dois deve ser colocado num bolo só e contabilizado como renda familiar. Os gastos mensais devem ser pagos com a parcela da renda fixa da família. A renda variável fica reservada, então, para as despesas variáveis, como lazer.

E ainda, a entrevista com o psiquiatra Luiz Cuschnir:

Como conciliar as demandas inconstantes da vida de frila com as demandas constantes da vida pessoal?

Não adianta querer separar o trabalho da vida pessoal. Esse formato serve justamente para integrar os dois lados. A mulher precisa conviver com o fato de um dia ter que levar o filho a uma reunião ou usar o banheiro como refúgio para atender a um telefonema importante quando estiver em casa.

Quem trabalha em casa tem de dar limites aos filhos para que eles não atrapalhem. Como é possível fazer isso?

Além de deixar claro que você não está totalmente disponível, tem de trabalhar a culpa de não poder dar atenção aos filhos o tempo todo. Ter espaços "profissionais", como um escritório ou uma baancada no quarto, ou fechar a porta para trabalhar vai deixar mais claro esse limite.

E você que trabalha em casa? quer compartilhar como faz para lidar com estas demandas e quesstões? aguardo notícias. Vamos compartilhar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!