sábado, 1 de maio de 2010

As melhores em Gestão de Pessoas 2009



A Revista Valor Carreira de novembro de 2009 trouxe o resultado da 7ª Pesquisa da "As Melhores na Gestão de Pessoas, sendo a 2ª em parceria com a Hewitt Associates. Nesta pode-se comprovar que o "comprometimento diferenciado dos funcionários está no DNA das 25 melhores empresas na gestão de pessoas". Estas 25 melhores se distanciam das demais pelo conjunto de práticas aplicadas a seus colaboradores. Inclui: oportunidade de desenvolvimento e de impactar o negócio; reconhecimento financeiro adequado e garantia de que investirá em seus talentos; responsabilidade em fazer que todos saibam o que é esperado do seu trabalho.

O que gostei nesta pesquisa, que a princípios assemelha-se com a da Revista Exame - que traz as 150 melhores empresas para se trabalhar - é que nesta pesquisa da Valor, não conta a opinião do funcionário sobre as práticas da empresa apenas. Ela pesquisa se a empresa possui uma cultura de alto desempenho, uma metodologia usada pela primeira vez aqui em terras brasilis.
Este indicador confirma que existe uma relação direta entre sucesso da estratégia organizacional e o desempenho diferenciado das equipes.

Viu-se que as organizações cujo alinhamento é maior (índices de 90%, ou seja, até 24 pontos percentuais acima das demais participantes da pesquisa), mostram-se focadas nas prioridades corretas. nelas, as pessoas sentem-se responsáveis por atingir resultados excelentes e dão o melhor de si para promover o crescimento da atividade.

Vejam os resultados globais:

Item: COmunicação - as 25 Melhores possuem índices de 78% favoráveis contra uma média de 60% para as demais.

Item: RH (avaliação sobre o trabalho do RH em apoiar os funcionários e estabelecer políticas para a área) - as 25 melhores têm 80% favorável contra 63% das outras participantes.

Item: Processos de Trabalho - 75% contra 59%

Item: Carreira - 72% contra 53%

Item: Treinamento - 78% contra 62%

Item: Remuneração - 67% para as 25 melhores e 49% para as demais

Item: Reconhecimento- 65% para 47%

Item: Benefícios - 81% contra 64%

Isso tudo mostra que se a empresa possui um grupo altamente engajado, possui também uma vantagem competitiva, de grande diferença das demais.

Show de bola!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!