sábado, 20 de fevereiro de 2010

Ambição e/ou Gentileza


Estava lendo uma recente reportagem da HSM sobre a Geração Y e suas características; lendo na IstoÉ, a matéria "O despertar da ambição" e também lendo a Bons Fluidos,"Pratique a gentileza essa moda vai pegar" e fiquei tentando ligar as 3 reportagens para chegar a uma conclusão. Não sei se consigo. Talvez você queira me ajudar.
Na matéria da HSM fala-se de como, hoje, no mercado de trabalho, estamos vivendo concomitantemente 4 gerações (Tradicionais, Babyboomers, X e Y). São 40 anos de diferenças em prol da mesma causa.
Focando na X e na Y, tenta ajudar aos gestores e RH atuais a gerirem estas duas "turmas" com necessidades e expectativas tão diferentes. Os X, nascidos entre meados dos anos 60 até início dos 80 (portanto os quarentões), viveram a Guerra Fria, a queda do Muro de Berlin, Woodstock e Michail Gorbachev. Foi a geração das grandes mudanças culturais. Os Y, nascidos entre meados dos anos 80 e 90 ( hoje pelos 25 anos), foram filhos desejados e superprotegidos por uma geração de mães que ganhou o mercado de trabalho. Já nasceram na internet, na 3D, na democracia, no Mattrixx ! São decididos, pensam no aqui e agora ou num futuro bem próximo. Sabem tudo de interconectividade e quase nada de relações humanas. São contundentes, ambiciosos e de resultado. "Por que não?" é a frase padrão para quase tudo.
Na reportagem da IstoÉ, há uma pesquisa da International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR), de 2009, que conclui que 41% da população se define como ambiciosa.É um adjetivo positivo que define alguém determinado, que vai atrás de desejos pessoais e profissionais e quer crescer; que sabe planejar, impor metas e trabalhar cada uma delas.
A pesquisa mostra que é na classe média que surge a maior parte dos ambiciosos, pois é o grupo que tem alguma segurança econômica, mas não o suficiente para se acomodar. Há ainda o fator autoestima, detectado pelos estudos da Associação de Psicologia Americana, como crucial, já que os de autoestima elevada são mais tenazes ao cumprir tarefas e tem mais confiança em si. Ou seja, mais autoconfiança, mais conquistas; mais conquistas, mais autoconfiança. Porém, o próprio estudo revela que 56% dos ambiciosos vivem sobrecarregados e 58% sofrem com autocobrança, fáceis gatilhos para crises de stress e ansiedade.
Junto a esta massa de dados, vem a matéria da Bons Fluidos falando da importância da gentileza. Constata que grandes cidades, até por sua arquitetura caótica, estimula a falta de empatia, a diluição da pessoa na multidão. Diz que diante da multidão, tendemos a não nos sentirmos pessoalmente responsáveis (delegamos a responsabilidade) e exacerbamos o individualismo (lembra dos 56% sobrecarregados?). Contrapõe a incorreta interpretação das ideias de Darwin - que fala da sobrevivencia do mais adaptado e não a do mais forte - e lembra que "o apoio mútuo foi (e é) fundamental para a perpetuação da vida".
Comprova que a gentileza nos deixa mais fortes, saudáveis e realizados. Isto acontece porque pessoas gentis têm relacionamentos melhores e gastam menos tempo com desconfiança, ressentimento e medo. Explica ainda que "quando somos gentis, despertamos no outro a sensação de ser aceito e amado" e isso, a curto e médio prazo afeta àqueles com quem entramos em contato. Quem não se encantou com a beleza do filme "corrente do bem"?
A pesquisa vai mais além e diz que ser gentil é uma escolha e não uma consequencia. Para ser gentil, empático, solidário, temos que "matar um leão por dia", pois o contexto nos empurra para a "selvageria". Usar técnicas como : respiração, meditação, dedicar tempo à vida pessoal, trabalhos voluntários, além de atividade física, lazer, sono e alimentação saudável, também contribuem. Disso já sabemos, mas cadê que fazemos!
Então, pessoas, fica aqui esta reflexão: podemos conciliar ambição com gentileza. Ter metas pessoais, sem excluir o próximo. Podemos salvar a nós e ao planeta. Aliás, o paradigma holístico fala exatamente sobre isso. O mundo não é "ou", é "e": Isso e aquilo; eu e você; saúde e felicidade; progresso e futuro.
Bom finde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!