quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Fazendo do seu jeito

Ah , o Eugenio Mussak, sempre ele. Esse cara tem o dom de escrever as coisas que eu penso, só que ele sempre escreve primeiro... Sabe àquela música do Milton que diz "certas canções que ouço batem tão dentro de mim, que perguntar carece, como não fui eu que fiz?", pois é. Estava eu na minha primeira experiência no metrô da linha 4,amarela, de São Paulo, com minha revista Vida Simples, fresquinha, de fevereiro- que por sinal comprei pra ver o artigo da capa sobre o Amor, quando me deparo com esta pérola do Mussak, da qual transcrevo só um pequeno trecho para você. Lembre-se de me contar o que achou, combinado? Afinal nosso blog é pra compartilhar. "Autonomia e Significado - Pelo menos uma coisa eu sabia: eu queria conduzir minha vida com base em minhas verdades ( seja lá o que for uma verdade), e não baseado na dos outros, o que é uma empreitada e tanto. Nietzche costumava perguntar: "Você viveu sua vida? Ou foi vivido por ela? Escolheu-a, ou ela escolheu você? Amou-a ou lamentou-a?" E, quando lhe pediam conselhos, o alemão dizia: "Não posso lhe ensinar como viver de forma diferente, pois, se o fizesse, você continuaria vivendo o projeto de outrem, e não o seu próprio". Ter um projeto próprio é uma busca demasiadamente humana. Mas...como? A quantidade de influencias que recebemos ao longo de nossa vida, com pessoas procurando nos moldar e nos transformar em uma espécie de replicantes, é imensa. E não há erro aparente nisso, pois qual é o pai que não quer o bem para a vida de seu filho e, nessa busca, acaba influenciando suas escolhas e seus caminhos? Mas um pai não pode viver de novo a sua vida por meio de seu filho. Ele pode orientar, alertar, ensinar, mas não viver a vida do filho, ou pelo filho. Dar raízes e asas, esse é o grande desafio da paternidade. Mas não é fácil, eu sei. É difícil lembrar que cada um nasce para viver sua própria vida. E os professores? Qual professor que não cumpre sua missão de educar mostrando qual seria a boa trilha a seguir pela vida? Educar é influenciar, não tem jeito. Mas educar é, ou deveria ser, acima de tudo, ensinar a pensar, e o pensamento com qualidade conduz, ou deveria conduzir, a duas lições que são as mais belas que um jovem pode aprender: a autonomia e o significado. Ser autônomo significa fazer as suas próprias escolhas e assumir responsabilidades por elas. Não quer dizer, cuidado, que se possa fazer o que se quer, atender a seus desejos desconsiderando totalmente as expectativas dos outros, do mundo. Autonomia é razão lúcida, equilíbrio, e pressupõe responsabilidade, maturidade, disposição para assumir seu destino. A razão emancipada nega a tutelagem e a subordinação. A razão esclarecida é a razão absoluta da autodeterminação. E ter significado quer dizer estar conectado com uma atividade que faça sentido, que nos dê a certeza de que estamos no caminho certo, fazendo o que gostamos e que aquilo que fazemos torna o mundo melhor. Mesmo sem saber, à medida que amadurecemos, buscamos, às vezes desesperadamente, essas duas grandes conquistas: a autonomia e o significado. Autonomia para gerir sua própria vida e significado para sentir prazer em viver. Enquanto a autonomia garante minha liberdade de escolher, o significado me dá certeza de que estou vivendo a vida que eu quero viver. Do meu jeito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!