segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

"As empresas gastam mal em treinamento"

Fonte: Você SA- dez/2011, por José Eduardo Costa Jay Cross estudou nas universidades Princeton e Havard, foi empreendedor na área de ensino, fundou uma universidade e escreveu diversos livros sobre aprendizado. Ele falou à Você S/A. As empresas empregam mal o dinheiro que têm para treinamento? É isso mesmo. O dinheiro é quase sempre posto em treinamentos superficiais, ministrados por consultores. É um método ineficiente. O aprendizado se dá pela troca de experiências. O mentoring é uma forma de o jovem aprender com um profissional sênior. Se bem feito, o resultado é sensacional. Qual é a diferença entre treinamento e aprendizado? Treinar é aperfeiçoar uma habilidade que a pessoa já tem. O treinamento pode ser feito de forma rápida. O aprendizado tem a ver com desbravar uma érea do conhecimento. Requer tempo. Poucas empresas criam o ambiente interno que o processo de aprendizagem requer. Um bom exemplo é a IBM, que há dez anos investe no que eu chamo de aprendizado social, que é basicamente possibilitar que as pessoas aprendam umas com as outras, aproveitando o conhecimento instalado na companhia. Os funcionários são conectados online por meio de uma rede social interna. Que vantagens o senhor vê no que chama de aprendizado social? Os profissionais conseguem, juntos, encontrar soluções para questões que muitas vezes escapam a um especialista. É comum em empresas de tecnologia. Em organizações que têm escritórios em diversos países, é possível dividir o trabalho de forma mais eficiente e operar 24 h, sete dias por semana. Isso permite que o trabalho seja feito mais rápido e com a mesma qualidade. Se a empresa não opera dessa forma, como o funcionário pode se beneficiar desse mecanismo? Ele deve criar sua própria rede de relacionamentos. Esses exercício implica encontrar gente, dentro e fora da companhia, que tenha interesse em conhecer, e evitar quem não agrega conhecimento. Há pessoas que são tóxicas que não estão dispostas a trocar. Esse tipo não serve para a rede de contatos. Qual o melhor jeito de capacitar os funcionários? Em vez de dizer o que devem aprender, a empresa precisa promover a conversa produtiva, a troca de experiências, informalmente. Para isso, as organizações devem apostar em plataformas digitais. Parece um exercício bobo, mas, numa companhia com 1000 empregados, as pessoas de diferentes áreas não se conversam.
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