domingo, 30 de outubro de 2011

Porque indicar coaching para líderes?


Os líderes de hoje são confrontados com questões de liderança cada vez mais desafiadoras em meio a um mundo de mudanças sem precedentes. Essas mudanças criaram novos modelos na relação entre líderes e seus times, que hoje têm que trabalhar de forma cada vez mais cooperativa para ganhar eficácia e velocidade. A integração, a sintonia, o relacionamento saudável e equilibrado entre líder e equipe são cada vez mais demandados.

Os problemas que enfrentam são múltiplos neste século 21: o encontro de diferentes gerações no mesmo ambiente de trabalho, demandas de acionistas, o aumento da responsabilidade corporativa. Nesse cenário, as organizações precisam cada vez mais de líderes de alta performance. Mas, normalmente, os líderes de alta performance apresentam características que são por um lado muito valorizadas e necessárias para a organização e por outro, causadoras de sérios problemas de liderança.

Por que eles precisam de coaching?
Porque os líderes de alta performance, depois de alguns anos, se tornam realmente insuportáveis para suas equipes e para si próprios! Eles passam a pensar “por que os outros não me acompanham?”, “por que só eu me comprometo?” Os outros passam a pensar “até quando vou aguentar essa pressão?” ou “esse cara nunca está satisfeito!”. E a organização, por sua vez, passa a refletir “ele é tão bom, mas a equipe não o aceita mais”, “ele poderia ser o sucessor, mas com essa avaliação...”

Antes que isso aconteça, as organizações têm utilizado o coaching para manter e ampliar as fortalezas desse líder e para prevenir as fragilidades decorrentes do seu perfil. Mas líderes de alta performance necessitam de coaches muito habilidosos e preparados, porque é muito difícil para eles pedir ajuda ou mesmo admitir que precisam. O desafio do coach é preservar as fortalezas do líder, enquanto corrige suas fragilidades.

Nesse contexto, o modelo de coaching focado em resultados é extremamente eficaz, pois leva o líder a estabelecer um compromisso consigo mesmo ao colocar em suas mãos a projeção dos resultados desejados e a forma como quer atingi-los.

Atualmente, muitas organizações estão usando a avaliação 360º como base para o processo de coaching e também para avaliar os resultados após um período. Outro modelo de desenvolvimento de líderes, o Leadership Coaching é utilizado em quase metade de todas as empresas Fortune 1000 na América do Norte e esse número está crescendo a cada ano.


Por Marilyn Atkinson Ph.D., fundadora e presidente do Erickson College, escola de formação de coaches profissionais com sede em Vancouver (Canadá) e presente em mais de 30 países. (Marylin estará no Brasil de 10 a 14/11 para ministrar o programa da IMR-Coaching&Development – www.imr.net.br – e apresentar uma palestra na ABRH-SP.)

Fonte: O Estado de São Paulo
Autor: ABRH-S

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!