
Fonte: Artigo “Recomendações para uma avaliação de desempenho justa e eficaz”. Autor: Gutemberg B. de Macêdo
As empresas que geram, nutrem, desenvolvem, promovem e retêm os melhores talentos são aquelas que investem pesadamente na construção, manutenção e permanente atualização de um sistema de avaliação que contempla não apenas “the bottom line,” “Operações e Orçamentos”, mas também o desenvolvimento das pessoas em todos os sentidos, inclusive ético e moral. Se você deseja fazer uma avaliação justa e eficaz de seus colaboradores, observe as seguintes sugestões:
1. Antes de conduzir a avaliação, reúna o maior número possível de informações sobre o profissional e seu desempenho. Lembre-se que ele sabe mais do que você o que ele fez durante o ano. Portanto, vá preparado. Não improvise.
2. Nunca confie em sua memória. Registre em seu caderno de anotações aqueles acontecimentos que podem impactar sobre a avaliação de seus subordinados – negativa ou positivamente.
3. Não seja precipitado e amador em suas avaliações. Seja racional e nunca faça julgamento de valor ao empreender uma avaliação.
4. Nunca perca sua sensibilidade acerca dos sentimentos de seus colaboradores. Avalie-os sobre todos os ângulos.
5. Durante a avaliação, pergunte ao avaliado se gostaria de discutir um ponto específico de sua avaliação. Deixe-o falar livremente e sem nenhuma censura.
6. Se o avaliado não tem nenhuma crítica a respeito de seu próprio desempenho, aponte-as de maneira firme, porém civilizada. Mostre os dados, os gráficos, os erros que ele cometeu e que embasam as suas críticas construtivas.
7. Escute e observe o comportamento do avaliado. Essa postura lhe dará tempo para pensar e agir com segurança.
8. Ofereça recomendações para seu desenvolvimento pessoal – leitura, cursos específicos, aprendizado de novo idioma, mudança de postura, exposição perante a alta administração, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!