terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Demitir ou não demitir?


PessoALL, estava eu aqui em casa, no jantar, compartilhando as coisinhas do dia com Mr. Hunband (com licença, Lilly), quando ele me conta o seguinte caso, que quero muito ouvir sua opinião.
Houve uma reestruturação na área de vendas da empresa onde ele trabalha, com mudanças significativas no plano de comissionamento de vendas. De modo que, os bons vendedores continuam tendo uma boa remuneração. Os "marromenos" sentiram o baque. Já não ganham tanto como antes. Os critérios ficaram mais duros. E como na empresa onde ele trabalha, como em quase todas, há mais "marromenos" do que bons, alguns ficaram bem insatisfeitos e isso levou a queda de produtividade. Uns poucos dentre os insatisfeitos, falam mal da empresa para todo mundo. Mas, a questão é que um dito cujo lá, mandou uma carta ao Presidente da empresa reclamando da "injustiça" que o novo plano de comissionamento estava gerando e os impactos em sua vida financeira. Nesta missiva o dito cujo pedia para ser mandado embora. Por política, esta empresa não demite assim assim. Tem que haver motivo. É claro que este dito cujo não é bom, mas também não é ruim. É, portanto, "marromeno". O que decorreu foi que o presidente não fez nada e mandou a carta pro gerente e este, falou pela enésima vez ao dito cujo que a empresa não o mandaria embora e explicou, again, o novo modo de comissionamento e apontou as cenourinhas para o dito cujo. Tudo em vão! O dito cujo "marromeno" continua insatisfeito, continua achando tudo uma injustiça e pior, disse que naquela empresa, ninguém liga para Pessoas ( já que o Presidente recebeu a carta e nada fez, além de repassá-la para o suposto algoz do dito cujo). Pior ainda: continua visitando e atendendo clientes!
Agora minha questão: o que seria o certo fazer com um funcionário que diz explicitamente que não quer mais trabalhar na sua empresa? Demiti-lo? E com isso arcar com os custos financeiros e mais, dizer para todos os demais que quem quiser pode pedir para ser mandado embora? Ou, explicar e explicar 400 trilhões de vezes os motivos, as razões lógicas e dizer que a criatura deve ela pedir demissão? lembrando, o que você já sabe, a criatura não quer pedir demissão para não perder suas verbas rescisórias. E aí? Esta lançada a questão! Como é feito em sua organização? Qual a sua opinião?

3 comentários:

  1. Lu,

    Questão interessante. Eu que sou uma cria ´recém-feita´ do seu curso me pergunto até agora: de que forma podemos ajudar as pessoas que não performam adequadamente (ou usando seu vocabulário, os "marromeno").
    Eu tenho um cenário muito semelhante sendo construído na minha empresa. Ainda não recebemos nenhuma carta no naipe que foi descrito, até mesmo porque não existem novas regras, mas o temor é verídico.
    Minha opnião sobre esses fatos:
    1. Quem recebeu a carta? O presidente. Quem deveria responder a carta? O presidente. Ou você repassa o email para alguém responder?? (absurdo)
    2. Se a empresa tem o ímpeto de aumentar sua performance em vendas ela deve estar preparada para oferecer subsídios para aumentar a performance de todos. Ou seja, se o cenário exige o desempenho de uma alta performance será necessário que a empresa crie um ambiente para que ela ocorra. Em poucas palavras: meter a mão no bolso e criar políticas e formas de ocorrer esse desenvolvimento do capital humano da empresa.
    E a empresa também tem que colocar limites, e acima de tudo ter coragem. Manter o ´marromeno´ só porque não quer arcar os custos recisórios para mim é ter medo. É claro que não se deve tomar posturas radicais e mandar embora de uma vez todos os ´marromeno´, até mesmo porque a organização para, mas porque todo mundo fala que tem que ter uma curva com ruins, bons e ótimos. É possível ter uma empresa só com ótimos, basta disposição e compromisso da liderança para isso.
    Um abraço!

    Douglas

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  2. Não é à toa que você é um dos que se destacam em nosso grupo. Passa longe de se "marromeno" (rsrsrs).
    Você está coberto de razão. Primeiro a "omissão" do presidente, recebe uma carta desta e nada faz; segundo o que a empresa fez ou está fazendo para ajudar a readequar às pessoas na nova estrutura? Mas, não temos gestão direta sobre isso. Isso são valores. O que me pergunto é como continuar mantendo este estado de coisas? O "marromeno" já declarou sua insatisfação e ontinua na linha de frente com os clientes. O que mais precsa acontecer? Quando a empresa vai acordar? Obrigada por sua excelente contribuição!

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  3. Olá, conheci o seu blog através do blog da Lilly.
    Que grata surpresa tive quando cheguei aqui, muito interessante este post.

    Trabalhei numa empresa que chamava estas pessoas de maçãs podres. Se pensarmos no que estas pessoas fazem e quão destrutivo é ter uma pessoa que declara sua insatisfação tão abertamente para todos, provavelmente vamos concordar que não é produtiva a manutenção destes empregados. Eu particularmente, acho pior quando o profissional tem contato com clientes, cedo ou tarde isso vai afetar as vendas desta pessoa, e pior, a relação dos clientes com a empresa.

    Certo por certo, seria o presidente responder e não delegar tal tarefa. E, uma vez respondido pelo presidente, não tendo melhora, o caso por si só já estaria determinado.
    Você questiona se o certo é mandar embora e dizer para todos que as portas deste caminho estão abertas, mas te respondo com outra questão. Será que quem vai escolher este caminho não é exatamente os "marromenos" que não estão fazendo a diferença?
    Se assim for, será que não é mais lucro pra empresa, demitir alguns agora e colocar novos profissionais dispostos a fazer diferente e melhor, sem entraves emocionais nós (seres humanos) rendemos mais?
    Até o próximo post!
    Não sou especialista no assunto, espero não ter falado nenhuma grande besteira.

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