segunda-feira, 23 de novembro de 2009

"Pessoas hostis têm uma tendência maior a desenvolver alguma enfermidade fatal"



Esta matéria da Seleções Especial, Vida saudável, tem tudo a ver com o tema da 5ª Conferência Internacional do FIB (Felicidade Interna Bruta), que ocorre até 2ª feira, em Foz do Iguaçu. A idéia é conseguir adaptar um questionário que possa medir o índice de felicidade da população brasileira e desta forma, ajustar/criar políticas públicas que melhorem a qualidade de vida. Muito interessante.
Mas, a matéria da seleções, diz que a raiva, quando demonstrada de forma construtiva, pode levar ao crescimento pessoal e a melhora dos relacionamentos. Mas, quando você a reprime com frequencia, ou ela dá o tom à sua vida, aí ela pode tornar sua vida deprimente e vir a causar sérios danos à saúde.
Estudos americanos mostraram as ligações entre hostilidade, raiva reprimida e doença cardíaca.Descobriu-se que a raiva reprimida e as manifestações de hostilidade causam acúmulo de homocisteína, uma substância química associada a doenças cardíacas.
Os pesquisadores concluíram que as pessoas hostis têm tendência maior a desenvolver alguma enfermidade fatal e as chances de uma morte prematura. Também tendem a comer, a beber, e a fumar mais.... fiquei bege!
E aí ele pede para você avaliar suas reações: vc explode diante do menor atraso? (não, mas me irrita muito); fica furioso em congestionamento de trânsito? (sim, muito irritado. Não furioso); Em geral, acha que que os outros estão entendendo as coisas de forma errada? (claro!). Tem dificuldade em esquecer uma desfeita? (depende de quem fez). E conclui, estas são algumas das manifestações da raiva cronica. Mas, ela não só afeta sua saúde como também afasta as pessoas ao seu redor (cruzes!)Dá uma passada no site da Icatu-Hartforod que adaptou o formulário ou leia a matéria da IstoÉ e me conta. Eu sei, que mesmo podendo ser hostil, eu sou bem feliz !!!!!

Um comentário:

  1. como diz o video do FIB: "de que adianta aprender tantas coisas se desaprendemos a ser feliz?"
    eu fiz um post sobre isso em agosto.
    e é verdade...as pessoas querem sofrer menos, querem ser felizes.
    é melhor levar na boa, ms isso se torna dificil quando vc convive com gente pessimista.
    já fui mto brava e briguenta.
    hj sou bem humorada e desligada.
    mas eu paguei um preço alto por isso tb.
    acham que eu não me importo com certas coisas.
    me atingem, mas não a ponto de me estressar.
    atraso? EU não me atraso, e se a pessoa atrasar, eu ouço musica.
    congestionamneto? me irrita, mas me irrita mais gente que dirige mal, então sempre tenho musica no carro, de preferencia I GOTTA A FELLING.
    E:
    esqueço tudo rápido;
    quando acho que não vão entender, nem abro a boca;
    procuro ficar na minha.
    acho que meu indice de FIB é alto.
    bj bjo
    lilly

    ResponderExcluir

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!