domingo, 21 de agosto de 2011

Pobreza Emburrece?


Este é o artigo do Gilberto Dimesntein publicado hoje em A Folha de SPaulo.

Para quem estuda o cérebro, a resposta da pergunta que está no título é sim: a pobreza emburrece.
Apenas metade da inteligência de um indivíduo pode ser explicada pela herança genética, segundo estudo divulgado neste mês pela Universidade de Edimburgo, que envolveu cientistas de diversos países. O restante da composição do QI vem do ambiente em que se vive e dos estímulos educacionais recebidos desde o berço. Simplificando: um Einstein nascido na miséria, sem apoio para aprender, até seria inteligente, mas dificilmente um gênio. Alguém com potencial de ter uma alta inteligência torna-se apenas mediano. É como se um músculo deixasse de ser desenvolvido.
Chegou-se a essa conclusão depois de testes laboratoriais com 3118 pessoas espalhadas pelo mundo. Imaginava-se que as forças externas seriam bem menores na formação do QI. Tradução: inteligência é uma habilidade que, em boa parte, se aprende, depende da família e das oportunidades na cidade.
É um ângulo interessante para ver a parceria, anunciada na quinta feira, entre a presidente Dilma Rousseff e os governadores da região sudeste de unificação de seus programas de complementação de renda para combater a pobreza, batizado de Brasil sem Miséria.
Menos miséria acarreta mais inteligência?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!