sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Você sabe o que é Luteria?


Luteria é arte ou ofício de quem se dedica a fabricar ou consertar instrumentos musicais. A este profissional, chamamos "luthier"., Eu não sabia nada disso. Fascinante!
Ontem tive o prazer de conhecer Fernado Sardo. que além de luthier, é músico, artista plástico, escultor e inventor de instrumentos. A história dele, que me contou pessoalmente, é interessante: estudando música quis conhecer instrumentos (e seus sons) de outras culturas fora do mundo americano e europeu. Iniciou uma busca por instrumentos diferente, isso ha mais de 24 anos atrás: alaúdes, cítaras indianas.. e aí, para aprender a tocá-los, precisou construí-los. E assim o fez. De construtor, começou a inventar instrumentos. Gravou CD´s com estes sons "diferentes" e criou esculturas musicais (misturando música e artes plásticas).
Bem, mas o mais legal, é que Fernando chegou ao mundo corporativo- onde pude conhece-lo, através da Catavento Consultoria em Desenvolvimento Organizacional- propondo Oficinas para criação de instrumentos a partir de materiais inusitados ou mesmo sucatas. A tarefa é fantástica! Times criam, a partir de materiais comuns ou sucatas, instrumentos de sopro, de percussão, de corda. Após esta criação, testam suas sonoridades e criam, em conjunto, uma melodia, fazendo uma grande orquestração: são bexigofone, flautas pan, tambores, claves... Imagine as possibilidades de analogias e metáforas com o mundo corporativo?
Peter Senge já dizia que organizações em aprendizagem precisam de 5 disciplinas: Maestria pessoal (criar seu instrumento e tocá-lo), Visão Compartilhada, Aprendizagem em equipe (criar uma melodia para tocar em conjunto com os demais)e Visão Sistêmica (organização dos instrumentos, os tempos das músicas, quem entra em que momento). Foi mais que um trabalho, foi uma grande oportunidade de reflexão, de inspiração e de aprendizado. Fica a dica: o Fernando está com uma exposição de parte destes instrumentos no Espaço Sabina, em Santo André/SP. O link pro MySpace dele está aí.

http://www.myspace.com/fernandosardo

Beijão

2 comentários:

  1. Conheço diversos Luthier's que fazem verdadeiras obras de arte...entre eles destaco o JB - João Batista Trajano dos Santos (http://www.jbinstrumentos.com.br/)
    Um cavaquinho feito por ele custa aproximadamente R$2500,00...mas vale a pena.

    Abraços.

    Léo.

    ResponderExcluir
  2. Para quem quiser conhecer o trabalho da Cata Vento, pode acessar www.cataventoedu.com.br e conhecer o trabalho de consultoria que realizamos com Arte, Cultura e Filosofia nos treinamentos empresariais.

    ResponderExcluir

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!