sábado, 30 de outubro de 2010

E-Training, ensino a distância aplicado ao treinamento


A evolução do E-Learning trouxe uma nova geração de ferramentas desenvolvidas especificamente para treinamentos corporativos, o E-Training, foco desta entrevista com Ricardo Franco


Por Toni Mello

A globalização, a necessidade de reduzir custos e a logística envolvida para reunir todos os funcionários num mesmo momento, são alguns dos fatores que ampliam o uso do Ensino a Distância (EaD ou E-Learning) por parte das empresas, que viram nessa ferramenta a oportunidade de oferecer treinamentos de forma mais rápida e barata. A adequação do E-Learning para treinamentos corporativos deu origem ao E-Training, assunto desta entrevista com Ricardo Franco, diretor de Relacionamento e TI da Take 5, empresa de comunicação corporativa.


Quais são as características que definem o E-Learning e o E-Training?
O ensino a distância vem sendo amplamente adotado por instituições acadêmicas e cobiçado por corporações que precisam treinar funcionários, força de vendas e representantes, de maneira unificada e vencendo barreiras territoriais. Acredito que os recursos utilizados no E-Learning não são adequados para treinamentos, nos quais, na maioria das vezes, o grande interessado no processo é a corporação e não o treinando. O E-Training é uma ferramenta interativa, com recursos de multimídia aplicados e que usa de inovações para tornar o treinamento mais agradável.

O E-Training pode ser usado para qualquer tipo de treinamento? Existem casos em que ele é mais ou menos recomendado? A cada dia enxergamos um novo tipo de treinamento para o E-Training, já que a ferramenta é maleável e pode ser customizada. Os casos mais frequentes são para lançamento de produto, técnicas de vendas, técnicas de atendimento, formação de instrutores e promotores, ações de incentivo de vendas e novidades corporativas em geral.

Como se constrói um E-Training eficiente? Quais os pontos básicos que devem ser levados em conta nesse processo? É preciso estar atento a mensagem e ao formato adequado ao público que será atingido, e também aos objetivos do treinamento. Outro ponto importante é a interatividade, com a criação de um canal de retorno do público treinado agregando feedback e informações do negócio relacionadas ao assunto do treinamento. A atualização do conteúdo também deve ser observada. Já com relação à prática, uma ação de incentivo interessante é o reconhecimento, por meio, por exemplo, de um ranking.

Quais os erros mais comuns que as empresas cometem ao adotarem esse método de treinamento? Quais os pontos que merecem mais atenção? O erro mais comum é com relação à linguagem e ao formato da mensagem. A empresa deve avaliar bem o seu público-alvo para saber a melhor maneira de conversar com ele. Muitas vezes, percebemos que uma linguagem mais coloquial funciona melhor que um discurso cheio de termos técnicos, pois a mensagem chega de forma mais objetiva ao receptor. Outro erro bastante comum é quando o treinamento é muito longo e se torna cansativo. A melhor alternativa é dividir em módulos, garantindo atenção e interesse.

Em sua opinião, quais as vantagens e desvantagens do E-Training em relação a treinamentos convencionais, como os presenciais? O que o E-Training pode trazer de diferente? O E-Training não substitui a rica experiência de um treinamento presencial, ele funciona como um complemento. Porém, o treinamento presencial requer tempo e dinheiro, além de exigir que ele seja programado com bastante antecedência para que todos possam comparecer. A solução E-Training é uma oportunidade para otimizar esses recursos e inovar a forma de comunicar. Por meio dessa ferramenta online é possível alcançar usuários de qualquer lugar, permitindo que eles escolham o momento mais apropriado. É também possível fazer o upload (transferência de dados) de um novo treinamento em minutos, o que possibilita a atualização rápida dos conteúdos sem perder o frescor da novidade. Outra vantagem é unificar a comunicação da empresa em todos os níveis, o que garante que as mensagens sejam entregues a um grupo de forma única. Por ser um canal de comunicação de "um para um", já que o treinando tem o seu login individual reconhecido e faz o treinamento sozinho, ele potencializa as oportunidades de comentários, trazendo para a empresa informações que raramente seriam obtidas em eventos presenciais que exigem a exposição.

Como o RH pode mensurar o resultado obtido por meio do E-Training?
Essa ferramenta disponibiliza um gerenciamento completo dos treinamentos, com estatísticas em tempo real de quem acessou, qual treinamento realizou, quanto do vídeo assistiu, se foi bem na prova, se emitiu o certificado e se teve dúvidas. Além disso, cria um canal de interatividade com quem fez o treinamento por meio da avaliação do conteúdo e de perguntas.

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