segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Reflexões sobre o nosso tempo




Esta eu compartilho de Você SA de Abril, trata-se de uma entrevista concedida à Revista, pelo Paulo Nassar, doutor em ciência da Comunicação pela EC-USP, sobre o lançamento de seu livro Comunicação Todo Dia (Lazuli/Cia Editora Nacional.

O senhor comenta que as pessoas são hoje consumidoras vorazes de informação. Por quê?
Vivemos em uma sociedade de excessos. Um deles é a informação, que nos chega de forma massiva, em tempo real, com dados, números, ordens e fatos. É a reprodução da linha de montagem da sociedade industrial, onde o trabalhador prendia sua atenção e seus movimentos somente naquilo que acontecia dentro do espaço e tempo do trabalho. Hoje, não existe tempo para pensar e selecionar, em meio à informação transformada em commodity, aquilo que nos é relevante.

O tema memória é uma preocupação sua. Quanto isso influencia a comunicação?
Há milhares de anos, o conhecimento tem sido transmitido por meios como religião, arte e cultura. A sociedade que abre mão da conversa, da convivência, da afetividade e da transmissão da memória empobrece as linguagens e a comunicação.

Qual é o papel da comunicação empresarial?
É de selecionar, interpretar e opinar sobre a informação que é relevante para pessoas, empresas e sociedade. É dar significado ao que nos é informado.

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