quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Como evitar o estresse em dez passos


este veio do RH Central, por Fonte: Agência Bom Dia, Aline Mustafa e Bruna Quintanilha, 27/10/2010

Trânsito, fila de banco, barulho excessivo e sobrecarga de trabalho são alguns fatores presentes no dia a dia que podem causar estresse. Hoje em dia, principalmente nas grandes cidades, é difícil encontrar alguém que nunca passou por uma experiência assim. De acordo com o psicólogo e especialista em saúde mental Ralmer Rigoletto, há dois tipos de estresse: positivo e negativo. “O aspecto positivo nada mais é do que do que o estado natural de prontidão, a reação imediata diante de uma situação”, conta. Já o estado negativo é aquele caracterizado pela ansiedade, em que o indivíduo sofre por alguma coisa antes mesmo de acontecer. “As pessoas ficam tensas constantemente e com situações que sequer aconteceram. Esse tipo de estresse é o que tem se mostrado mais comum na vida moderna”. Esse estado permanente de atenção gera nas pessoas uma energia imensa, que acaba não sendo utilizada e se transforma em outros sintomas, como distúrbios, dor física e esgotamento mental. Porém, pequenas atitudes podem ajudar a acabar com o estresse, veja quais são:

1. Durma bem - Relaxar e esvaziar a mente na hora de dormir é essencial, pois dá mais energia para o dia seguinte. Procure dormir, no mínimo, seis horas por noite.

2. Comece o dia de bem com a vida - Levantar disposto a ter um dia calmo e agradável é o primeiro passo contra o estresse. Tente não se irritar com as pequenas coisas.

3. Tenha tempo para relaxar - Procure espaços de tempo na sua rotina apenas para relaxar. Nesse período, respire fundo e tente se desligar do mundo à sua volta.

4. Pratique atividades físicas - Exercitar-se faz bem à saúde do corpo e da mente. Mas, atenção: cuidado para não transformar o lazer em mais uma obrigação.

5. Respeite seus horários - Organizar seu dia a dia e ter horário certo para comer, dormir e se divertir evita surpresas, além de ser um hábito bastante saudável.

6. Namore bastante - Estar com as pessoas queridas ajuda a diminuir a tensão. Namorar faz bem à saúde. Mas não deixe o relacionamento virar mais um fator de estresse.

7. Planeje seus gastos - Uma das maiores causas de estresse são os gastos. Estar com as finanças comprometidas pode provocar situações constantes de estresse.

8. Tenha uma atividade de lazer - Vale qualquer coisa: ir ao teatro, cinema, ouvir música. Saia com os amigos e se desligue
das preocupações e dos problemas diários.

9. Viva em harmonia - Pode ser no ambiente de trabalho ou no familiar. Conviver em um lugar agradável ajuda a diminuir a tensão do dia a dia. Por isso, evite sempre os conflitos.

10. Em situações críticas, respire - Respire fundo durante uma crise de estresse. A atitude simples ajuda o corpo e a mente a relaxarem e a voltarem ao estágio normal.

Como estão sua "notas" em cada um destes quesitos? Compartilhe conosco, ok? Te aguardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!