terça-feira, 5 de outubro de 2010

Nicolelis e os Soberbos brasileiros

http://vimeo.com/5395309

Hoje ouvi na rádio CBN, na coluna Mais São Paulo, comandada pelo Gilberto Dimenstein, a seguinte notícia: Miguel Nicolelis, um renomado neurocientista brasileiro, palmeirense fanático, de 45 anos, foi agraciado com um dos mais importantes prêmios de medicina dos EUA, trata-se de 2,5 milhões de dólares do NIH (Institutos Nacionais de Saúde). Ao todo, Nicolelis já arrebatou perto de 14 milhões em prêmios por suas inovadoras e arrojadas pesquisas sobre a interface cérebro-máquina para portadores do mal de Parkinson.
Não bastasse essas maravilhas de resultados, que virão a possibilitar que pessoas sem movimentos físicos possam manipular máquinas por comandos cerebrais, Nicolelis, inaugurou em Serrinha, BA, no semi-árido, há 173 Km de Salvador, o Centro de Educação Científica, visando promover a inclusão social de jovens da rede se ensino público, nos mesmos moldes que já fez em Natal (RN).
Agora, em mais uma iniciativa pioneira, procurou os dirigentes do Palmeiras (time de seu coração, tudo bem, ninguém é perfeito), para propor a criação de uma Escola Modelo, com o que há de mais avançado em termos das descobertas da neurociência nos sistemas de aprendizagens, para ser ofertada aos alunos das escolas de base do clube, visando sua preparação. mas não só para os alunos do Palmeiras, mas para toda a comunidade.
Fico emocionada em ver pessoas de tal vulto ainda tendo tempo e se preocupando em levar seus frutos para os filhos de seu país. Pois certamente, as pesquisas que conduz e os resultados que colhem, fruto de seu empenho e talento, certamente não foram apoiados, patrocinados ou financiados pelo Brasil. Nicolelis é radicado nos Estados Unidos.
Em contra partida, vemos uma pequena elite brasileira, conforma já noticiado neste blog, a partir da pesquisa do Estudos da República, intitulada APRIMORAMENTO, por se encontrar em posição privilegiada em relação aos demais brasileiros, mostra um lado preconceituoso e soberbo, julgando-se melhor que os demais e sentindo-se muito além de tudo o mais de ruim que acontece no Brasil, numa síndrome de Noé (Noé comigo, Não me diz respeito)... até quando cruzaremos os braços diante das discrepâncias que ocorrem em todos os segmentos de nossa sociedade e que nos afeta diretamente? O que estamos fazendo? Qual a parte que nos cabe nisso tudo?
Vamos pensar e rezar para que Nicolelis tenha vida longa e próspera para continuar a contribuir como vem fazendo até então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!