quinta-feira, 4 de novembro de 2010

workshop via Twitter


essa é do CanalRH, por Daniela Lessa com colaboração de Anderson Silva.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) promoveu, em outubro, o primeiro workshop via Twitter de que se tem notícia. E o tema não poderia ser outro: inovação. O Twittershop, como ficou conhecido, teve o objetivo de dar dicas sobre inovação a pequenos e médios empresários.

Para participar do evento, o interessado precisava seguir o perfil da entidade no microblog (www.twitter.com/sebraesp) e poderia encaminhar posts de até 140 caracteres, como é permitido pela ferramenta. Para que as mensagens fossem identificadas e classificadas como relativas ao workshop, deveriam ter a hashtag (categoria) #inovesebraesp incluída ao final do texto enviado. Dessa forma, todos os comentários referentes ao mesmo assunto ficam agrupados, o que, no caso, possibilitou a avaliação posterior de diversos aspectos referentes ao evento.

Larúbia ressalta, por exemplo, o fato de os comentários terem sido postados de forma evolutiva, obedecendo a uma sequência em que os mais recentes reforçavam ou complementavam os anteriores, fazendo com que os seguidores do twittershop conseguissem construir um raciocínio sobre inovação.

Outro fato importante observado por Larúbia foi a quantidade expressiva de retweets (frases replicadas). “Embora o número de mensagens enviadas pelos seguidores não tenha sido tão alto, tivemos dezenas de retweets em todas as mensagens e isso é o mais significativo para nós”, comenta. O twittershop contou com 400 participantes, número considerado satisfatório por Larúbia.


Sem aprofundar o conhecimento

Embora as redes sociais estejam sendo cada vez mais usadas para captação de negócios e para contatos e manutenção de relacionamento com clientes, o consultor Flavio Lettieri, diretor de Produtos da Somma Capacitação, aponta restrições ao uso do Twitter para aplicar treinamentos.

Para ele, o microblog é uma ótima ferramenta de troca de informações, mas não serve para aprofundar o conhecimento. Lettieri comenta que a iniciativa do Sebrae-SP foi válida, mas deveria vir acompanhada, por exemplo, de exercícios online para que o internauta possa demonstrar o que aprendeu. “Eu acredito no aprendizado pela experimentação e o Twitter não permite isso”, diz.

Por outro lado, um dos participantes do evento, o diretor do site Diário da Produção (www.twitter.com/diarioproducao), Rogério Rodrigues, destaca que as dicas para tornar as empresas mais competitivas foram as mais relevantes do twittershop e destaca: “Isso faz parte do nosso planejamento diário”.

A afinidade do Diário da Produção com o tweetershop foi tanta que a frase escolhida como símbolo do evento – “Pessoas no centro das boas práticas” -- foi enviada por Rodrigues e pretendia resumir o que ele entendia como inovação. “Essa frase reflete o que acreditamos como essência e o que praticamos na empresa”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!