segunda-feira, 20 de junho de 2011

Livros nas nuvens


fonte: Revista Galileu - jun2011, Guilherme Rosa.

Leitores poderão emprestar obras digitais da biblioteca do bairro para ler no Kindle.

Os diretores da Overdrive, uma empresa americana que fornece conteúdo e livros digitais para bibliotecas públicas dos Estados Unidos, cansaram de receber reclamações de bibliotecários preocupados com o Kindle. O e-reader (leitor de textos digitais) que permite ao usuário comprar mais de 700 mil livros da internet estaria esvaziando as bibliotecas e ameaçando seus empregos.
A solução da Overdrive foi unir os "inimigos". Numa iniciativa chamada de Kindle Library Lending, eles anunciaram que, até o final do ano, os donos do e-reader poderão baixar o livros digitais das 11 mil bibliotecas que têm parceria com a empresa nos Estados Unidos - de qualquer computador e de graça. Funciona assim: cada instituição possui uma quantidade limitada de obras em formato digital e os usuários podem pegar emprestados os arquivos (que têm proteção anticópia) durante um tempo determinado. "Só precisa confirmar que é sócio", diz Stephanie Mantello, diretora de relações públicas da Kindle.
Depois da leitura, o associado devolve o documento, que poderá ser emprestado a outra pessoa. Se é totalmente proibido rabiscar nas obras comuns, não há nenhum problema em fazer anotações nos livros digitais. Com o novo sistema, todas as notas feitas pelo usuário no Kindle serão recuperadas se ele resolver pegar emprestado o livro uma segunda vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!