domingo, 19 de junho de 2011

10 Mitos da Vida Longa


este interessante artigo é matéria de capa da Revista Veja, de 15 de junho, por Juliana Mariz.
"Um magnífico estudo de oito décadas derruba os lugares-comuns em torno dos tão esperados anos suplementares.
A partir de 1921, o psicólogo americano Lewis Terman, da Universidade de Stanford, o comportamento e os hábitos de 1 500 crianças e, mesmo após sua morte, o estudo continuou por mais de 80 anos. É, portanto, um magnífico levantamento dos caminhos e descaminhos para uma vida longa.
Aprimorado por outros estudiosos,os resultados do estudo vem no livro "The Longevity Project". Extrai-se dele uma serie de mitos em torno do que faz as pessoas viverem mais.
Vamos a 10 deles:

1) PENSAMENTO POSITIVO REDUZ O STRESS:
dos participantes do estudo os extremamente otimistas viveram menos que os céticos e pessimistas. Explicação: as pessoas com uma postura mais relaxada em relação ao cotidiano, ao presente e ao futuro é o atalho para uma certeza: a de que nada de ruim há de acontecer. "as pessoas com essa abordagem, aparentemente saudável, não tomam precauções vitais", afirma Leslie Martin. "Fumam mais, bebem mais, têm hobbies mais arriscados e estão, portanto, sujeitas a graves acidentes de percurso".

2) MANTENHA-SE EM FORMA, FAÇA GINÁSTICA E VIVA MAIS:
O estudo mostrou que seguir regras do tipo "pode", "não pode" é ruim a médio prazo. O fundamental é fazer algo que produza satisfação a fim de tornar-se um hábito. Manter-se ativo a partir da metade da vida (cerca de 40 anos) é altamente positivo.

3) PERMANEÇA CASADO E GANHE ALGUNS ANOS:
Esta só serve para os homens. No estudo, os que estavam casados (mesmo que em segunda união) viveram mais. Mas esta regra não se aplicou às mulheres. Ou seja, para as mulheres divorciar-se é menos prejudicial que para os homens.

4) TENHA HOBBIES COMO JARDINAGEM E CULINÁRIA:
É fato que se este hobbiess não fazem mal, certamente não alteram em nada uma saúde melhor ou uma vida mais longa.O fato é que qualquer coisa que dê prazer, e se faça com alguma regularidade e em grupo, é positivo.

5) NÃO TRABALHE TÃO DURO TENTE RELAXAR:
Esqueça! O trabalho é benéfico sempre.Mas, não adianta trabalhar duro apenas, é preciso estar comprometido. Fazendo o que se gosta, têm-se menos estresse.

6) PREOCUPAÇÃO FAZ MAL Á SAÚDE:
Outra conversa fiada! Os estudiosos disseram que uma dose de preocupação faz bem porque nos deixa alertas, atentos e prudentes. Os preocupados cuidam melhor da saúde, tem hábitos mais saudáveis, relações felizes e dose extra de serotonina no cérebro.

7) PESSOAS RELIGIOSAS VIVEM MAIS:
Bem, o fato é que rezar faz a diferença, mas não por questões sagradas. O que vale mesmo é ir à igreja, fazer parte da comunidade, estar com os amigos. De modo que, rezar assistindo ao culto na televisão, solitário, não assegura tempo de vida extra.

8) SE SEU FILHO É MUITO SÉRIO, FAÇA-O SER MAIS ESPONTÂNEO E ALEGRE:
Uma criança que cresce com excesso de otimismo acaba desatenta a riscos.Procure ajudar seu filho a tomar decisões cuidadosas (que nem sempre se pensam em estados de euforia). Saber minimizar riscos é uma habilidade importante. O bom humor é uma habilidade que produz efeitos consideráveis - mas a excelência reside em rir de si mesmo.

9)SENTIR-SE AMADO É O CAMINHO PARA BEM-ESTAR:
O quanto você é querido não influencia em nada sua expectativa de vida.Ter o apoio de alguém em momentos difíceis, ser aceito, claro, é maravilhoso, mas não vai fazer você morrer mais tarde. A sugestão dos estudiosos é outra: cuide de seus amigos muito mais do que ser cuidado por eles. O nome do jogo é altruísmo, por que melhora nossa sensação de felicidade e aumenta nossa qualidade de vida (produz serotonina).

10)OS BONS MORREM CEDO, OS MAUS MORREM TARDE:
Não há evidências, no estudo, quanto a isso. Ao contrário, salvo exceções, os bons, capazes de discernir o que é errado, moldam melhor seus destinos, levam uma vida com mais dignidade que os faz dormir bem e viver mais.Os estudos afirmam que "os maus morrem mais cedo e os bons vivem melhor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!