segunda-feira, 20 de junho de 2011

controlar computadores com a mente


Já mencionei aqui minha admiração pelo trabalho do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis. Agora ele volta a surpreender. Veja esta matéria einda na Revista Galileu de jun/11.

... imaginar como será controlar computadores pela força do pensamento, uma das teorias presentes no livro MUITO ALÉM DO NOSSO EU, do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, que sai hoje, dia 20, pela Companhia das Letras.

O que o livro traz de diferente?
Tentei trazer algumas histórias mais pessoais, brasileiras. Quando você pega o livro de neurociência, só há história do MIT, jogos de baisebol em Boston, exemplos bem americanos. No meu livro, todas as metáforas são sobre futebol e Brasil.

Qual a intenção disso?
Quis mostrar que há outro mundo cientéfico, no qual as metáforas também são tropicais. E, de certa forma, mostrar para a sociedade brasileira o quão importante a ciência é para impulsionar o crescimento social e econômico do país.

A ciência do Brasil receberá mais atenção?
Precisamos nos preparar para isso. É uma missão árdua, necessita de comprometimento político. Precisamos ter suporte adequado e melhorar as formas de identificar os talentos científicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!