sexta-feira, 14 de maio de 2010

Você é um workaholic?


O trabalho vira vício quando a carreira é a única preocupação. No teste abaixo, extraído do livro Trabalhe Menos, Faça Mais, de Jan Yager (Editora Gente), confira seu nível de dependência.

1) Você fica até tarde (pelo menos duas horas além do término oficial de seu horário de trabalho) pelo menos duas vezes por semana, bem como em casa à noite e nos finais de semana?
( ) Sim ( ) Não

2) Você cancelou compromissos pessoais pelos quais estava ansioso por causa do trabalho mais de uma vez neste mês?
( ) Sim ( ) Não

3) Sua família, seus amigos e seus colegas de trabalho dizem que você é um workaholic mesmo de brincadeira?
( ) Sim ( ) Não

4) Você prefere trabalhar a fazer qualquer outra coisa?
( ) Sim ( ) Não

5) Você fica ansioso, deprimido, temeroso ou com dores de cabeça quando tenta reduzir o número de horas trabalhadas?
( ) Sim ( ) Não

Resultados:

* Se respondeu "sim" a pelo menos uma das perguntas anteriores (principalmente à questão 4), você precisa redistribuir o tempo dedicado ao trabalho e incluir atividades de lazer em sua agenda.

* Se respondeu afirmativamente a duas ou três questões, você está se tornando um workaholic. Diminua o ritmo já!

* Se respondeu "sim" a quatro perguntas, seu problema é sério. Você dá sinais de que tende a ser workaholic. passe mais tempo com a família, não acesse o e-mail fora do escritório e procure relaxar uns minutos durante o expediente.

Gente, é duro, mas tenho que admitir que já sou um caso perdido. Sou workaholic!
Mas, trouxe aqui algumas dicas que estou tentando utilizar. As vezes, pensamos que para mudar o ritmo temos que fazer coisas abruptas: mudar de emprego, de cidade, romper coisas drásticamente... Não, não é assim. Até porque tudo o que fazemos de forma radical, tende a durar pouco, né? Então, nestes casos, menos é mais. São pequenas mudanças, devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade e, cuide-se para se tolerar. Haverá recaídas. Arranje uns apoios (amigos, família...) que atuarão como seus "vigias". Te ligarão ou te lembrarão, de vez em quando, que você está em readaptação, ok?

* Planeje pausas para descansar: vá beber água, ou café. Vá até a mesa de outro colega e converse um pouco. Tranque-se no banheiro e respire. Finja que é fumante (só finja) e desça e saia na rua para ver o mundo. Olhe pela janela e para o céu... Só uns 2 ou 3 minutos. Dá pra fazer, né?

* Procure ajustar sua vida pessoal: esteja bem com a família, os amigos, os colegas de trabalho. Arranje ou cultive um(a) namorado(a). Separe tempo para telefonar e procurar os amigos. Convide colegas para sair, almoçar, ir ao cinema... se "obrigue" a ter um programa fora e com alguém.

* Agrade a você mesmo. Procure ouvir seu coração. Do que você gosta?(além do trabalho, é claro), o que lhe dá prazer? O que o energiza, acalma, faz sorrir? Procure ter mais estas coisas.

* Diga "não" mais vezes. Isso o ajudará a concentrar-se nas coisas importantes, abandonando ou diminuindo as urgentes.

* Use os finais de semana para fazer outra atividade que não seja trabalhar ou ter obrigações. Divirta-se, faça exercícios, caminhe, viaje, cuide de um jardim, sei lá, mas não se obrigue, ok?

Vamos ver se funciona!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!