quinta-feira, 20 de maio de 2010

Pressione a tecla off




Esta vem da Revista Melhor Especial 2010, Tecnologia para Gestão de Pessoas, matéria do felipe Falleti.

Estudo mostra que até 65% das reuniões não geram resultados. Equipamentos eletrônicos são os maiores vilões.

Não é difícil listar os benefícios que um smartphone e um laptop com conexão à internet oferecem à jornada diária de trabalho. Eles permitem responder emails a qualquer hora, checar o relatório de um colega, autorizar um fornecedor a despachar um pedido e consultar, em segundos, aquele dado de que seu chefe precisa para a apresentação que fará à diretoria. Porém, um estudo patrocinado pelo ePolicy, consultoria americana especializada em uso de novas tecnologias no trabalho, afirma que há momentos em que os gadgets mais atrapalham do que ajudam: nas reuniões.

Nos encontros em salas fechadas dentro das empresas, iPhones, BlackBerries e até mesmo notebooks foram avaliados como forma de distração em 80% das reuniões. De acordo com Nancy Flynn, autora do estudo, as pessoas tendem a confiar muito na sua capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, o que é um equívoco, já que o déficit de atenção faz o encontro se tornar menos produtivo e se prolongar mais que o necessário. Isso sem falar no aspecto da etiqueta. Usar o celular ou passar uma reunião inteira prestando mais atenção na tela de seu notebook que no palestrante ou nos debates que o cercam é interpretado por muitos profissionais como falta de respeito, o que pode gerar atritos na empresa e desgaste no relacionamento entre as pessoas.
(...) o fato de as companhias desperdiçarem tempo demais com reuniões e adotarem práticas pouco eficazes para realizá-la deve-se a um motivo especial: ninguém estuda como fazer uma boa reunião.(...)
Para o especialista, os resultados do estudo foram impressionantes. "...um terço dos entrevistados disse considerar os eventos inúteis". A mesma pesquisa aponta até 65% das reuniões são consideradas "dispensáveis" pela maior parte das pessoas.

(A Triad,empresa do pesquisador, baseando-se na pesquisa, projetou um prejuízo financeiro de até R$500 mil anual para uma empresa de até 100 funcionários. Imagine nas multinacionais com milhares de colaboradores?)

Concluindo, " Segundo o psicólogo, não é possível dizer que os eletrônicos sempre atrapalhem ou sempre ajudem"... a sugestão é que avaliem os impactos que há em cada tipo de encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!