sábado, 27 de agosto de 2011

Deus não está morto


Sempre apreciei demais a física quântica! Não sou nenhuma expert, é claro e nem acho que seja tema fácil. Tomei conhecimento da mesma ao cursar a cadeira de Psicologia Transpessoal, lá nos meados dos anos 80, na UGF, com a professora Eutália. De lá pra cá, alguns livros, mais uns estudos... somado a minha crença religiosa Espírita e o uso da Psicologia Junguiana, tenho aí minha fôrma , molde de crenças.
Lá pelo ano 2000, através do Robson Santarém e a daUnipaz, tive a oportunidade de conhecer e fazer um workshop com AMIT GOSWAMI, Ph.D. em física quântica pela Universidade de Calcutá, na Índia, conferencista, pesquisador e professor emérito do departamento de Física da Universidade de Oregon, EUA, que alia em seu trabalho o conhecimento das tradições místicas com seu amor pela exploração científica. Amit, tornou-se mundialmente conhecido ao participar e expor suas ideias no filme "Quem somos nós? (What the Bleep Do We Know!?).

Neste estarrecedor livro "Deus não está morto" - publicado pela Editora Aleph, que curiosamente ganhei de meu pai, que não entende nada de física quântica, mas que é um leitor compulsivo-de quem herdei esta mania abençoada - e gosta muito dos temas religiosos - "Amit recorre aos princípios científicos da física quântica para responder afirmativamente a uma das questões mais antigas, controversas e, para muitos, cruciais da história humana: Deus existe?

Mas qual é o Deus que a nova ciência está redescobrindo? O cristão, o hindu, o muçulmano, o judaico, o budista? Todos eles. E nenhuma deles.

Apesar de suas particularidades, as grandes religiões concordam, em essência, sobre a natureza de Deus sob três aspectos fundamentais: Deus é o agente da causação; há níveis da realidade bem mais sutis do que o nível material; há qualidades intrínsecas de Deus- o Amor é uma das principais - às quais as pessoas deveriam aspirar.

O Deus revelado pela ciência também contém esses três aspectos, mas, para prová-lo, Goswami apresenta dois tipos de evidências: as "assinaturas quânticas do divino" e os domínios sutis da realidade. Partindo dessa hipoótese quântica de Deus, todos os mistérios ainda não solucionados da biologia acabam sendo resolvidos, como a natureza e a origem da vida, as lacunas fósseis da evolução, os sentimentos e a consciência próprios dos seres vivos.

Como mensagem final, o autor confirma a nova ciência baseada em Deus como instrumento de recondução da ética e dos valores humanos ao centro de nossas vidas, e nos convida ao ativismo quântico: usar o poder transforador da física quântica para nossa transformação pessoal e para a transformação da sociedade sob a perspectiva da evolução coletiva do mundo"

Uau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!