sábado, 30 de julho de 2011

Boas Práticas em Gestão de Pessoas


Fonte: Revista Melhor Gestão de Pessoas.

Troca de papéis

Para que a diretoria da empresa tenha contato direto com as funções da operação e entenda melhor sua realidade, a multinacional Dalkia, prestadora de serviços energéticos promove o Dia dos Diretores no Campo. É a espécie de troca de papéis para integração entre as áreas corporativa e operacional, que envolve trabalhos de infraestrutura em hospitais, shopping centers e indústrias. Cada diretor selecionou o segmento da empresa com o qual tem menor afinidade para conhecê-lo mais a fundo. "Essa ação possibilitou aos diretores entender bem o dia a dia de atividades operacionais, assim como suas dificuldades, o ritmo de trabalho e necessidades específicas de capacitação", explica o diretor de RH da empresa, Fernando Brancaccio. Segundo ele, os gestores e colaboradores visitados também aproveitaram as visitas, e puderam tirar dúvidas sobre procedimentos corporativos e conversas sobre a sede e a alta gestão. O gestor de unidade industrial da empresa, Rafael Rimoli, conta o caso de um diretor da empresa que passou o dia em outra unidade e vivenciou experiências diferentes. "Daniel Figueiredo, nosso diretor comercial, vestiu uniforme da fábrica e limpou óleo da turbina, além de fazer testes em motores".


Lá pelos idos dos anos 90, eu trabalhava em uma administradora de cartão de crédito e as áreas de crédito e comercial estavam em pé de guerra, pois uma queria vender e a outra queria qualidade do crédito. Aparentemente metas opostas. Sendo eu a Consultora de RH da área, propus um programa batizado, pelos próprios gerentes de "Um dia de cão" (bem diferente do glamour da Dalkia, né?). Então coordenadores, supervisores e gerentes das áreas de crédito, passavam um dia na atividade comercial (vendendo, prospectando, visitando); os de cobrança, na área de crédito (analisando e processando os dados de crédito) e os comerciais, passavam um dia na cobrança (negociando com clientes inadimplentes, bem como analisando os dados financeiros. Isso aumentou a sinergia e a visão sistêmica das áreas, além de melhoria no clima, revisão de processos. Após o dia de cão, nos reunimos em grupos de estudo e trabalho a fim de rever, melhorar os processos da empresa, além de alavancar ideias para agregar valor ao cliente. Foi uma experiencia muito interessante e rica para todos.


É isso aí! Compartilhe sua boa prática e não deixe de visitar nosso site www.LDelaroli.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!