sábado, 16 de abril de 2011

O estilo de gestão dos empreendedores aos 20, aos 30 ou depois dos 40 anos


Matéria de capa da Empresas & Negócios, ed abril/11, por Elisa Corrêa.

Nesta interessante matéria foi identificado o Estilo de Gestão de quem está nos 20 anos

" 1) Expert em tecnologia, os jovens dessa faixa etária nasceram digitais. Redes sociais, aplicativos e tudo o que se refere à rede é natural para eles.
2) Hierarquia é um termo praticamente banido do vocabulário. Na bolsa de valores da chamada geração Y, cooperação vale mais que competição. Colaboradores são tratados como amigos e regras não são importantes.
3) Recém-saídos da escola, eles empreendem sem vícios. Pensar fora da caixa, portanto, não é nenhum sacrifício. O resultado: facilidade para inovar.
4) Conectados com o mundo todo mesmo sem sair de casa, eles já desenham seus planos de negócio pensando que o consumidor dos seus produtos e serviços pode estar em qualquer lugar.
5) Fazer o bem para o planeta e para o próximo é o seu novo mantra. O conceito de lucro não se restringe mais a ganhar dinheiro.
6) As formalidades do mundo corporativo, com horários rígidos e etiquetas de vestuário, também não têm lugar. Mais fácil encontrar uma sala de descanso, jogos e frigobar.

Ex: Blake Ross, 25 anos, americano, desenvolvedor de software, mais conhecido pelo seu trabalho com o Mizilla Firefox.
Matthew Mullenweg, 27 anos, criador do WordPress, plataforma para sites e blogs e Mark Zuckerberg, 26 anos, Cofundador e atualmente o CEO da gigante de redes sociais, o Facebook.

O Estilo de Gestão de quem está nos 30 anos

1) Com experiência adquirida em empregos prévios, a gestão de pessoas não é tão complexa para eles. Ao contrário dos empresários de 20 anos, não costumam misturar os canais de amizade e profissionalismo.
2) Os empreendedores de 30 anos valorizam a qualidade de vida, mas não abrem mão da qualidade do trabalho. Flexibilidade de horário sim, mas os prazos são sagrados.
3) Apesar de não terem nascido digitais, eles têm amplo domínio das novas tecnologias e as incorporam facilmente no seu dia a dia- e nos negócios.
4) Têm mais anos de estudo e, portanto, maior conhecimento prévio. Além disso, valorizam viagens e experiência acadêmica.
5) Como já passaram dos 30 e não fizeram seu primeiro milhão, como manda o clichê, costumam ser mais pacientes para alcançar resultados. Nessa fase da vida, já aprenderam que o bom negócio se constrói gradualmente, e não do dia para a noite.
6) Têm maior capacidade de liderança. Conseguem comunicar o futuro que querem para a empresa aos funcionários, investidores e sócios.

Ex: Jach Dorsey, 34 anos, criou o Twitter em 2006 junto com outros 2 sócios.(...) Seu projeto mais recente é o Square, um sistema de pagamento via celular.
Tom Adams, 38 anos, sueco radicado nos EUA, tornou-se sócio do Rosetta Stone em 2003.
Dennis Crowley, 34 anos, cofundador e CEO da Foursquare, um serviço que combina redes sociais, localização e mecânica de games.

O estilo de Gestão de quem passou dos 40 anos

+ 40
Experientes, costumam equilibrar melhor as horas dedicadas ao trabalho e à família.
Dão valor às iniciativas dos funcionários e procuram mantê-los motivados e engajados com a missão da sua empresa.

+50
Embora não sejam digitais, fazem questão de usar tecnologia em seu negócio. Não têm medo de perguntar e se cercam de jovens que complementem suas habilidades.
Não estão presos a velhos modelos nem aderem facilmente a modismos. Preferem refletir mais antes de tomar decisões, mas agem com rapidez.

+60
Atribuem maior valor à hierarquia e ao status. Também costumam ser mais rígidos com horários, folgas e trabalho remoto.
Valorizam projetos inovadores e pessoas que consideram engajadas com o negócio.

Ex: Mark Pincus, 45 anos. Criou, em 2007, aZynga Game Network, a mais promissora dentre as novas empresa do Vale do Silício desde o Twitter.
Fernando Fischmann, 54 anos, eleito pela Ernest & Young em 2010 como um dos 10 melhores empreendedores do mundo, criou há 4 anos no Chile, a Crystal Lagoons.
Coronel Harland Sanders (1890-1980), criador da rede de fast food KFC aos 65 anos".

Estudos recentes apontam que até 2020 teremos três gerações atuando juntas em contextos multiculturais. Sua organização, seus colaboradores e seu líderes estarão preparados para integrar e catalisar o que cada uma tem de melhor? O desafio: ajudar a trabalhar juntos, respeitando, aprendendo e ensinando. Quem arrisca?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!