quinta-feira, 1 de março de 2012

Como colocar a educação corporativa em prática

Como colocar a educação corporativa em prática 27/2/2012
A educação corporativa, diferentemente da educação formal, que necessita de credenciamento e reconhecimento oficial, se caracteriza pelo reconhecimento apenas do mercado, que também, avalia sua qualidade. Veja, então, algumas características relacionadas à educação corporativa, que em boa parte, ao longo do tempo, tendem a se tornar tendências: 1. os programas de educação superior, os das instituições formais ou os das universidades voltados para a formação de talentos humanos para o mundo do trabalho, devem desenvolver qualificações, competências e conhecimentos básicos no profissional para o ambiente de negócios; 2. serviços educacionais com maior variedade de produtos e utilização de estratégias voltadas para o mercado; 3. educação voltada para o mercado e a empregabilidade, com foco na conveniência, no atendimento individualizado do educando, em tempo rela. O educando como consumidor de conhecimento; 4. cursos sob medida, que tenham como fofo as qualificações, o conhecimento e as competências requeridas pelos profissionais ou pelo mercado; 5. Educação continuada; necessidade de aprendizagem permanente; 6. uso mais intenso de tecnologias educacionais de ponta em apoio a metodologias avançadas e mais atraentes, que facilitem o processo da aprendizagem; 7. a educação a distância é utilizada cada vez mais com intensidade, universalizando o conhecimento. As universidades, com a utilização de recursos multimídia, via rede ou satélite, farão surgir as megauniversidades com programas direcionados para todos os continentes; 8. as parcerias entre as instituições de educação formal e as organizações empresariais tendem a se ampliar, tornando-se rotina entre entidades líderes nessas áreas. Será a sinergia da aprendizagem entre o mundo empresarial e o acadêmico; 9. a participação das empresas na disseminação da aprendizagem, via educação corporativa, será cada vez mais intensa; 10. deverá ser centrada no educando e desenvolvida em ambientes e organizações diversificadas, não sendo privativa da universidade ou de outras instituições de educação formal. Fonte: Crenças e Valores em Nossas Organizações. Autores: Alexandre Garret e Takeshy Tachizawa

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