sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A ambição do líder


Este é só um pequeno trecho da entrevista do Prof Eugenio Mussak - já disse que sou fão do Eugenio Mussak?, ah tá! - ao Carlos Neves, para a revista T&D Inteligência Corporativa de agosto/setembro.

No conceito de liderança, o que mudou em relação aos períodos anteriores e o que ainda é preservado?

O que é preservado é o fato de que liderar é promover mudanças. Mas você só promove mudanças através de pessoas e através da mudança de comportamento das pessoas. Por outro lado, você só muda o comportamento das pessoas se você mudar o seu pensamento. Não se muda padrão de comportamento sem mudar o padrão de pensamento. Quando você tenta mudar o padrão de comportamento sem mudar o padrão de pensamento, você não instala essa mudança, e este é um erro que cometemos muito. Quando um paciente procura um médico por que precisa emagrecer, por exemplo, e o médico diz" Se você quer emagrecer, como menos, assim você vai emagrecer", ele diz uma coisa certa, mas na verdade ele tentou mudar um comportamento, "coma menos", sem se preocupar por entender por que essa pessoa não está comendo menos, por que ela come mais do que deve, qual a sobrecarga emocional que existe por trás que leva essa pessoa a comer mais. Ele não entendeu a pessoa, ele deu uma ordem tentando interferir no comportamento dela sem entender a razão desse comportamento, o que está por trás, que é o software, que é o modelo mental que a pessoa tem. Acho que os líderes, de alguma forma, fazem isso, eles mudam o pensamento das pessoas.

Fantástico, né? E você tem se escravizado na ideia dos tenho que mudar meu comportamento sem pensar no seu modelo mental? e aí? frustração pura, né? Então, o que precisa ser feito você já sabe, resta descobrir porque não consegue fazer.
Beijão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!