sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O que nos tornou amigos


Fonte: Revista Super Interessante, Fev/11
por Camilla Costa e Bruno Garattoni.

Tudo começou por puro interesse. Quando os primeiros macacos se tornaram amigos, fizeram isso por motivos bem objetivos- ajudar uns aos outros em lutas contra rivais, no caso dos machos, e cuidar melhor dos filhotes, no caso das fêmeas. A amizade não passava de troca de favores. Agora pense nos dias de hoje: com você e seus amigos, não é assim. Você tem amigos simplesmente porque gosta de estar na companhia deles, certo? Errado. Você continua fazendo amizades por puro interesse- no caso, alimentar o seu cérebro com uma substância chamada ocitocina.
(...) É um hormônio que está relacionado ao instinto mais primordial do ser humano: a reprodução (...).
Em algum momento da Pré-História, a relação com estranhos passou a ser necessária. (...) E foi aí que surgiu a forma mais primitiva de amizade. "Os amigos fornecem um suporte social para os primatas", diz o antropólogo Robin Dunbar, da Universidade de Oxford.
(...)Experiências feitas na Universidade da Califórnia comprovam que, quando voc~e conhece uma pessoa que lhe pareça confiável, o nível de ocitocina no seu cérebro aumenta. Isso faz com que você se sinta mais propenso a criar uma relação com aquela pessoa. Ou seja, graças á ocitocina, o cérebro aprendeu a transformar algo que era necessário à sobrevivência - a cooperação- em prazer.
Com a evolução, a amizade deixou de ser imprescindível à sobrevivência do indivíduo, mas seu cérebro está condicionado a fazer alianças, e é por isso que procuramos amigos(...).
Como tudo o que tem base biológica, a amizade afeta os sexos de maneiras diferentes. As mulheres produzem mais ocitocina que os homens. E isso faz com que seu cérebro se organize para ter amizades profundas. Testes feitos no Instituto nacional de Saúde Mental dos EUA apontaram que, nas mulheres, as áreas do cérebro ligadas a emoções e produção de hormônios se acendem quando existe a possibilidade de conhecer alguém novo. Nos meninos, isso não acontece (...).

Bem menos que 1 milhão
Ter amigos só traz benefícios. Quanto mais, melhor. Não há um limite.(...) Estudos da Universidade de Oxford chegou a uma conclusão reveladora: 150 é o máximo de amigos que uma pessoa consegue ter ao mesmo tempo.
Para que você mantenha uma amizade com alguém, precisa memorizar informações sobre aquela pessoa, que serão acionadas quando vocês interagirem. Por algum motivo, o cérebro não comporta dados sobre mais de 150 pessoas. Os relacionamentos que extrapolam esse número são inevitavelmente mais casuais. Não são amizade (...).

A coisa mais importante da Vida.
Em 1937, na Universidade de Harvard, começou o maior estudo já realizado sobre saúde humana. O projeto, que continua até hoje, acompanha milhares de voluntários de todas as idades e perfis (...) que tentam responder à pergunta"o que faz uma pessoa ser saudável?" A conclusão é surpreendente. O fator que mais influi no nível de saúde das pessoas são os amigos. "A única coisa que realmente importa é a sua aptidão social- as suas relações com as outras pessoas", diz o psiquiatra George Valliant, coordenador do estudo há 30 anos. Os amigos são o principal indicador de bem-estar na vida de alguém. Ter laços fortes de amizade aumenta nossa vida em até 10 anos e previne uma série de doenças(...).
Além de ser fundamental para o bem-estar mental, ter amigos também faz bem ao coração e ao corpo. Mas, se as amizades forem novas, é ainda melhor(...). Por isso, tão importante quanto ter amigos do peito é fazer novas amizades durante toda a vida.
Na adolescencia, passamos mais de 30% de nosso tempo com os amigos, a partir daí a vida vai mudando, novas obrigações vão surgindo, até que passamos a dedicar menos de 10% de nosso tempo aos amigos (...). Nós trocamos os amigos pelo trabalho, para ganhar mais dinheiro. Mas, não vale à pena. (...) O economista Andrew Oswald, da Universidade de Warwick, criou uma fórmula para calcular quanto dinheiro seria preciso ter para compensar a falta de amigos (...) e chegou a uma conclusão: ganhar um amigo equivale a receber R$ 134 mil a mais de salário anual. peça isso de aumento na próxima vez em que você tiver de fazer hora extra e não puder ir encontrar seus amigos no bar. Ou então, faça mais amigos no próprio trabalho. Sim, este tipo de amizade existe e também é super importante. Quem tem um amigo no trabalho se sente 7 vezes mais envolvidos com o que faz, 50% mais satisfeito e até duas vezes mais contente com o pagamento que recebe. Pessoas que possuem 3 ou mais amigos no trabalho têm 96% mais de chance de estar satisfeitas com a vida"

Puxa, o que já sentíamos passa a ser comprovado ou explicado cientificamente. Por isso amo fazer amigos! Logo, ficarei rica e com saúde!!! Eba!

Um comentário:

  1. excelente esta matéria da super do mes passado.
    tambem falei dela no meu blog.
    achei sensacional a explicacao sobre nosso pobre cerebro que so aguenta 15 amigos, no maximo.
    pois as vezes eu penso por onde anda um amigo, e vejo que o sbstitui pelos que estao mais proximos...
    nao que eu o tenha esquecido...mas minha memoria foi pouca!
    a super deste mes sobre o que pensam os animais tb esta bacaninha
    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!