segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Deu na Veja!



Gentem amiga, deu na Veja de ontem (ed 2139) que a blogueira cubana(raçuda que só), Yoani Sánchez, apanhou muito da polícia política de Fidel, na sexta feira, dia 6, quando estava a caminho de uma manifestação de protesto em Havana, coincidindo com a comemoração pelos 20 anos da queda do Muro de Berlim. A mulher, de apenas 49 quilos, apanhou por 20 min, dentro de um carro, de 3 brutamontes e ainda lembrou-se de mandar a mensagem, gravada num pen drive, por um companheiro, que pudesse publica-la, já que em Cuba é impossível (Veja seu blog Generación Y (www.desdecuba.com/generaciony).

De nossa parte, vimos, entre incrédulos e estarrecidos, uma jovem (não tão gatona assim) quase ser linxada dentro de uma Universidade, no ABC Paulista (não estamos falando de nenhum confins do Brasil), por usar um vestido considerado curto. O público que a agrediu? Jovens universitários!!!O motivo? Ela provocou. A consequencia? Ela foi expulsa por "flagrante desrespeito aos princípios éticos, à dignidade acadêmica e à moralidade". Para logo depois voltar atrás. Como constatou o cientista político Alberto Carlos Almeida em seu notável livro (que já li e recomendo)"A cabeça do brasileiro", quanto mais pobre, menos escolarizado e mais interiorano é, mais conservador e machista são os brasileiros e brasileiras.

Ainda na mesma edição de Veja, temos uma matéria, entitulada "Teoria da Conspiração", onde o PT e Lula tentam provar que o mensalão nunca existiu e não passou de uma tentativa da oposição (leia-se PSDB?) para desestabilizar seu governo.

Pessoas, que Brasil é esse tão arcaico e tão moderno? Que políticos, governantes e líderes são estes que temos aqui? Que valores, que sociedade estamos ajudando a construir e deixando para nossos filhos? Enquanto há pessoas como Yoani capaz de não temer pela própria vida (certamente temos exemplos assim aqui no Brasil também) em prol de uma causa, nós de nossa parte, cidadãos comuns, "massa de manobra", perdemos nossa capacidade de reagir, de nos indignar. Aceitamos entre desesperançados e indiferentes os maiores absurdos cometidos por nossos vizinhos, políticos, governo, chefia... o que acham? Será que é uma síndrome da segunda feira deprê?

Um comentário:

  1. eu vi a reportagem, inclusive linkei no blog!
    não tem jeito: lá ainda impera a ignorancia
    abs
    lilly

    ResponderExcluir

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião!